30.5.18
MARCOS 10,32-45 - TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. PEDIDO DE TIAGO E JOÃO : REFLEXÃO DE ANINHA
Estar com as pessoas amadas é muito bom, é gratificante... O clima reinante é de harmonia, alegria, paz, porque a intimidade vivenciada há um tanto de tempo favoreceu e ampliou o conhecimento mútuo, que faz prevalecer a amizade, o respeito, a consideração de umas com as outras...
Pedro, o líder dos discípulos de Jesus, diante de todos, por vontade de Deus, reconheceu e proclamou a divindade de Jesus, dizendo ser Jesus, “O Cristo de Deus” – Lc 8,18-21! E quem não gostaria de estar com o Cristo de Deus? Penso que João, o discípulo amado de Jesus que ficava à mesa ao seu lado junto com os demais – Jo 13,22-26 e que ficou também com Maria aos pés da cruz - Jo 19,25-27, quis e chamou o irmão Tiago, para estarem com Jesus em sua glória, antes mesmo que algum dos discípulos o fizesse...
Aspirar ao que é benéfico para nós e manifestá-lo a quem nos pode ajudar, é louvável para aqueles que creem, porque o próprio Jesus nos disse para pedirmos e nos será dado – Lc 11,9-10, e sabemos que é a vontade de Deus que prevalece e prevalecerá, porque ele sabe e tem o melhor, reservado, para nós, assim eu confio, espero – Sl 131!
'Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:
“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias, ele ressuscitará”. Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.' Marcos 10,32-45.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus com este terceiro anúncio de sua Paixão, Morte e Ressurreição, nos revela que o Senhor tudo preparou para nos resgatar e reconciliar convosco, por Cristo, com Cristo, em Cristo e assim aconteceu – João 18-21! Graças Pai, porque Jesus nos ensina que temos um limite de tempo para aqui viver e ao chegar a nossa hora de voltar ao Senhor, devemos aceitar resignamente, deixando-nos o exemplo de que maior é aquele que se doa ao serviço de todos, como ele mesmo se doou por todos nós e está ao vosso lado no céu – Mt 26,63-64; At 2,33; 7,55-56! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós os vossos dons, virtudes e frutos e com a vossa benção e graça, ‘experimentemos a alegria da doação’ generosa, fecunda, fraterna, solidária, estando abertos e receptivos para acolher e ajudar a todos, indistintamente... Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Mãe Dulcíssima, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que seguindo o exemplo de Jesus, possamos ‘resgatar para o seu Caminho as pessoas que dele se afastaram’, amém!
Brasília-DF., 30 de maio de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário