18.5.18

JOÃO 21,15-19 - PROFISSÃO DE AMOR DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA




Nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus, praticamos as nossas ações interpessoais - regra geral, de forma justa, honesta, semelhante ao modo de ser que Jesus nos testemunhou com seus discípulos ... Percebe-se entre nós um liame de amor, de consideração e respeito para com as pessoas, o que nos insere na forma divina de ser e de viver em unidade uns com os outros...

Quando casamos no religioso, o Sacerdote nos pergunta se é de livre vontade que queremos nos unir à pessoa ali conosco e a nossa aquiescência, consentimento, o leva a realizar, a efetivar a cerimônia...

Jesus, ao perguntar quem era ele para os seus discípulos, Pedro responde ‘Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo’ e à resposta de Pedro Jesus o designa pastor da sua Igreja – Mt 16,13-20 e quando Ressurreto, a fim de saber a veracidade do amor de Pedro para com ele, lhe faz a segunda pergunta e ratifica a missão à Pedro para segui-Lo, como nos narra João, no evangelho de hoje:  

                                                


'Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo, quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.' João 21,15-19.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos e vos agradecemos Pai, porque nos amas com amor eterno - Sl 136; tens cuidado de nós e tudo preparastes para nos resgatar - Hb 9,15, reconciliar convosco - 2Cor 5,18 para nos conduzir, guiar como filhos amados vossos - Gl 4,1-7, seguindo Jesus, caminho, verdade e vida que nos conduz à vós - Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e infunde em nós o desejo de vos conhecer mais na intimidade da oração, na leitura, escuta e meditação da vossa Palavra... Ajuda-nos Pai para que fecundados em Cristo, contribuamos com o nosso testemunho e fidelidade a vós, disseminando, difundindo o amor para com as pessoas, ‘a justiça e a igualdade para todos’, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, seguidora de Cristo - At 1,12-14, nosso modelo, exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós, pelo ‘nosso Papa Francisco e por todos os que nas comunidades, têm a missão de apascentar o povo do Senhor’! Amém!

Brasília-DF., 18 de maio de 2018
          Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário