3.5.18

JOÃO 14,6-14 - QUEM VIU JESUS, VIU O PAI : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa dos Santos Filipe e Tiago - Apóstolos e Mártires. Filipe e Tiago - Século 1º foram apóstolos de Jesus. A princípio discípulo de João Batista, Filipe foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Tiago, chamado Menor, é conhecido como "o irmão do Senhor". Ambos doaram a própria vida por amor e adesão ao evangelho de Cristo. Seu exemplo anime nossa caminhada de cristãos.
Liturgia

Vivenciar com confiança o que acreditamos pelo fato de nos trazer serenidade, tranquilidade, mesmo nas adversidades, não deve ser motivo para nos fecharmos ao anúncio do novo, à experiência, ao testemunho dos irmãos que convivemos...

Jesus, ao despedir-se de seus discípulos, falou-lhes da necessidade da sua morte e ressurreição para a nossa salvação, revelando-lhes, dentre outros, ser ‘o caminho para o Pai, a verdade para o mundo e a vida que se oferece a toda a humanidade’.

Os discípulos escutavam Jesus atentamente, e Filipe, querendo saber mais, pede... Jesus responde, esclarece, justifica a unidade do Pai com ele e ele com o Pai; só faz a sua vontade; é seu embaixador e a bondade do Pai em Jesus, faz a extensão, é ponte que acessa para chegar a Ele  para participarmos e permanecermos  na  intimidade dessa unidade divina e bela de ambos – Pai e Filho, com os discípulos, como nos narra João no evangelho de hoje: 

                                         


'Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.' João 14,6-14.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que conhecendo-o, conheceremos o Senhor! Graças Pai por compartilhar conosco a intimidade familiar divina como vossos filhos amados - herdeiros da vossa graça!  Graças Pai, porque a unidade vossa com Jesus, vosso Filho amado, é estendida a cada um de nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e entendimento para compreendermos e acolhermos o grande amor que o Senhor tem por todos nós, infundindo-nos a esperança de uma vida nova e plena, com Cristo, por Cristo, em Cristo! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Pai!

Santos Filipe e Tiago, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 03 de maio de 2018
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário