24.5.18

MARCOS 9,41-50 - O ESCÂNDALO : REFLEXÃO DE ANINHA








Quando crianças somos conduzidas pelos nossos pais que nos amam, nos educam, instruem para que sejamos pessoas felizes e caminhemos nesta vida com retidão e simplicidade de coração, respeitando-nos mutuamente...

Eu sou do tempo da palmatória na escola, do castigo de joelhos no chão, da chicotada suave de galhos de pequenos arbustos nas pernas, dada pela minha mãe - sem deixar marcas, nem ferimentos, mas tão somente pelo efeito moral, para conscientizar-me de ter feito algo errado e ser punida, para sempre lembrar e não repetir o mesmo erro em outras ocasiões...

Jesus nos fala da atenção que devemos ter para com o outro até na doação de um copo d'água, porque em assim fazendo, nos fará merecedores de sua graça, e do cuidado também, para não escandalizarmos aqueles que nele creem... Depreende-se, então, que assim como nossos pais nos corrigiram quando crianças, quando estamos adultos – conscientes do certo e do errado, do bem e do mal que fazemos, poderemos ser corrigidos duramente por nosso Deus e Pai, que tudo sabe e tudo vê, como nos diz Jesus de modo enfático, radical, segundo a narrativa de Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

                                                


 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na vida sem uma das mãos do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga . Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no reino de Deus com um olho só do que, tendo os dois, ser jogado no inferno,‘onde o verme deles não morre e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros”.' Marcos 9,41-50.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos admoesta a vivermos de acordo com os vossos ensinamentos, exortando-nos a ‘uma vida de paz para que nos tornemos generosos com todos, concedendo-nos sermos imagens fiéis da sua bondade’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo dai-nos ‘sabedoria e discernimento para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos’! Ajuda-nos, ó Pai, a promovermos a vida, edificando-nos no amor ao  próximo através de ‘ações solidárias e libertadoras para com aqueles que sofrem exploração e injustiças’, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, a Cheia de Graça, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos paz, alegria, luz e amor! Ajuda-nos, Mãe, a termos olhos que vejam e tudo percebam; pés que caminham com Jesus e ajudem os irmãos a caminhar para ele, também, e mãos que façam o bem aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 24 de maio de 2018
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário