2.5.18

JOÃO 15,1-8 - A VERDADEIRA VIDEIRA : REFLEXÃO DE ANINHA





As árvores constituídas de madeiras maciças, robustas, em vista de sua singularidade, beleza, durabilidade - consideradas nobres, têm aceitação mundial na arquitetura, em construções, obras de arte, móveis, etc., que extrapolam gerações...

Nascemos, morreremos um dia, mas ressuscitaremos, porque somos filhos amados de Deus e é para Ele que voltaremos, seguindo o caminho de Jesus, como vivenciamos a memória da sua Paixão, Morte e Ressurreição que culminará com a sua Ascenção, sua volta ao convívio do Pai: esta é a nossa fé, a nossa esperança!

Hoje, Jesus nos ensina porque devemos interagir com ele,  nele permanecer ... Sabemos que os ramos da videira, diferentes da madeira nobre, não têm utilidade como aquela. Nós, os ramos, somos como a flor do campo, apenas sopra um vento forte e seremos quebrados, lançados fora, secaremos...É preciso estarmos firmes e fortes, grudados na Videira que é Jesus, de onde nos vem a 'seiva que é o Espírito Santo' para estarmos unidos e seguros na Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo!

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, e vós, os ramos.

                                            


 Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. João 15,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina de forma simples e vital estarmos limpos por causa da sua Palavra; sejamos seus seguidores e desde que nele nos inserirmos e permanecermos, ele permanecerá em nós, fazendo-se do ‘fruto da videira’ a Eucaristia da Nova Aliança, para estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 26,29; 28,20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nossa mente e em nosso coração, sabedoria, dons, virtudes e frutos bons, belos, saborosos, abundantes, agradáveis ao Senhor! Ajuda-nos ó Pai, a estarmos em intimidade com Jesus para ‘escolhermos e preservarmos na vida os valores que nos tornam felizes, solidários’ e sermos anunciadores e testemunhas fiéis, perseverantes, da sua Palavra, que é vossa Pai,  aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, cheia de graça, discípula, dócil e fiel, nosso exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘discernirmos a vontade do Pai em meio aos acontecimentos do nosso dia a dia’, amém!

Brasília-DF., 02 de maio de 2018
        Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário