30.5.15

A QUESTÃO DA AUTORIDADE - MARCOS 11,27-33 - REFLEXÃO DIÁRIA



Nestes últimos dez anos no Brasil, a mídia tem destacado além da violência urbana, a ação desenfreada de corruptos e corruptores no poder público, que se assemelha ‘a toca de ladrões’ dita por Jesus no Evangelho de ontem, e que continua hoje, onde os sumos sacerdotes, mestres da lei, anciãos, dizem ‘não saberem’...

Uma amiga enviou-me via WatsApp uma imagem ‘lembrando palavras da chefe da nação, quando disse que seu governo era padrão Fifa’... E a história se repete: lá também ,trata-se de uma ‘ toca de ladrões’...
 Respondi-lhe: a verdade está aparecendo, mas e a justiça?

Que é da Justiça? Que é da maioria das pessoas de bem deste País? Que é da Oposição? Parece que veem, mas não enxergam; ouvem, mas não escutam, como os fariseus acima no tempo de Jesus, que para não dizer a verdade, responderam: “Não sabemos”.

Os fariseus conheciam toda a Escritura: Jesus ensinava no templo e eles estavam lá,  ouvindo-O;  sabiam e  viam os milagres, prodígios e sinais operados por Jesus, mas as suas mentes estavam obscurecidas, veladas, pela arrogância, pelo egoísmo, pela mentira...

                                 

Vejamos: ‘Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo  a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando  no templo, os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: “ Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” Mc 11,27-28

Esta pergunta é consequência da atitude de Jesus quando ele expulsou os vendedores do templo que o transformaram em um centro comercial, quando na verdade, devia ser ‘Casa de Oração’ – Mc 11,17.

Jesus, para responder a pergunta dos fariseus disse-lhes: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que  autoridade faço isso. O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.

‘Eles discutiam entre si: “se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João? Devemos então dizer que vinha dos homens ?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade  faço essas coisas”. Mc 11,29-33

Somente através da intimidade, da vivência diária com uma pessoa, poderemos conhecê-la melhor e muitas vezes, até nossas palavras e gestos podem ficar semelhantes aos dela e vice-versa.

Jesus escolheu seus discípulos, mas Pedro, mais íntimo ou mais perspicaz, perscrutou a personalidade de Jesus e quando Jesus perguntou aos discípulos: “... E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”;  ... quando  então, Jesus lhe delegou autoridade na Sua Igreja.
Mt 16,13-20

Jesus concedeu autoridade a Pedro para Pastorear a Sua Igreja, e a autoridade de Jesus, procede de Nosso Deus e Pai quando lhe disse: “Este é o meu Filho amado,  em quem me comprazo,
 ouvi-o !” Mt 17,5

Aqueles fariseus dissimulados,  perderam a oportunidade de conhecer a Verdade que é Jesus, Caminho e Vida!

Que nossas ações se pautem na verdade. Que Jesus nos Ajude a sermos autênticos, verdadeiros, para que o nosso sim, seja ‘sim’, como o ‘Sim’ de Maria!

               Brasília-DF, 30 de maio de 2015
                          Ana Miranda Bessa

                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário