22.5.15
PROFISSÃO DE AMOR DE PEDRO - JOÃO 21,15-19 - REFLEXÃO DIÁRIA
No lago de Tiberíades, conta-nos João 21, Jesus se manifestou Ressurreto aos seus discípulos pela terceira vez.
Além de dar-lhes peixes - após uma noite frustrada sem nada pescarem -, Jesus acolhe os seus discípulos com pães e peixes, assados na brasa, quentinhos ...
Como Jesus é gentil! ' ... e depois de comerem, perguntou a Simão Pedro; "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes ?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros".
E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. ... Segue-me."
Jo 21,15-19
' À tríplice profissão de amor de Pedro, Jesus responde por tríplice investidura. Ele confia a Pedro o encargo de, em seu nome, reger o rebanho - Mt 16,18; Lc 23,31 s. Pode ser que a tríplice repetição seja sinal de compromisso, contrato em boa e devida forma, conforme o costume semítico.
Gn 23,3 s.' Rodapé da Bíblia
"Tu és Pedro, a Pedra, sobre a qual edificarei a minha Igreja, disse Jesus a Pedro. ' Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: "eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus" - Mt 16,18-19.
Assim diz-nos a Igreja do Senhor: O "poder das chaves" designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, "o Bom Pastor" - Jo 10,11, confirmou este encargo depois da sua Ressurreição: "Apascenta as minhas ovelhas" . O poder de "ligar e desligar" significa a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja.'
'Jesus confiou esta autoridade à Igreja pelo ministério dos apóstolos - Mt 18,18 e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino.' CIC 553
Como Jesus é cuidadoso: Ele vê o nosso coração! Ele sabe tudo, como disse Pedro. E para seguir Jesus é preciso amá-Lo .
Quando dizemos aos nossos filhos, netos, que os amamos, os seus olhos brilham mais e suas faces exprimem alegria, serenidade, porque sabem que podem confiar em nós....
Adultos, quando amamos , gostamos de ouvir a pessoa amada dizer-nos que ela nos ama, Jesus também, quer que nos manifestemos expressamente em palavras e ações,dizendo-lhe o quanto nós O amamos!
Amar ao Pai e ao Filho, é cuidar, é estender esse Amor, aos irmãos em gestos de caridade, doação, fraternidade, solidariedade, gratuitamente, porque assim Nosso Deus e Pai nos faz.
Deus é Amor! Jesus é Amor! O Espírito Santo é Amor! 'Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, bendiga seu santo nome!' Sl 103
Que Maria nos ensine a amar Jesus, como ela amou!
Que o Espírito Santo, suscite em nossos corações, o dom da Ciência a fim de tomarmos ' atitudes de participação, de empenho e de ousadia perante a cultura da morte.' Amém.
Brasília-DF., 22 de maio de 2015
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário