28.5.15

CURA DE BARTIMEU - MARCOS 10,46-52 - REFLEXÃO DIÁRIA




Quando queremos algo que dependa de outrem, falamos primeiro, na intimidade com Deus; procuramos o momento adequado e ensaiamos o que e como vamos falar sobre a nossa intenção, a nossa necessidade...

Mas, quando a pessoa é muito importante, Jesus nos ensina que devemos perseverar naquilo que queremos, como o caso da viúva importuna – com o juiz iníquo: ela conseguiu o que queria. Lc 18,1-8

Grande também era a fé de Bartimeu, o cego de Jericó que assim como nós, quando desejamos ardentemente algo vital ou importante para nós ou para a nossa família, pedimos, buscamos, batemos na porta – Lc 11,9-13,  corremos atrás e algo bom acontece.

Conta-nos Marcos que 'Jesus saiu de  Jericó junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu,  Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 

Quando ouviu dizer que Jesus, o nazareno estava passando, começou a gritar : " Jesus filho de Davi, tem piedade de mim!" Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: " Filho de Davi, tem piedade mim !" 

Então Jesus parou e disse: " Chamai-o". Eles  o chamaram e disseram:" Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.

                                      

 Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja! " Jesus disse:
 " Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.

Bartimeu não enxergava,  não  podia ver  os milagres  operados por Jesus, mas, com certeza, os escutava das pessoas que foram beneficiadas, ou mesmo das que ouviam dizer e comentavam umas com as outras, e aqui, está o valor do nosso testemunho sincero: nós que vimos, ouvimos ou vivenciamos, as curas e libertações realizadas por Jesus em nossas vidas e na vida de nossos familiares, amigos, conhecidos, devemos anuncia-las a todos!

‘... Jesus ouve a oração de fé, expressa em palavras (o leproso - Mc 1,40-41; Jairo – Mc 5,36; a cananéia  – Mc 7,29; o bom ladrão – Lc 23,39-43), ou em silêncio (os  carregadores do paralítico – Mc 2,5; a hemorroíssa que lhe toca as vestes – Mc 5,28;  as lágrimas e o perfume da pecadora – Lc 7,37-38 ...’ CIC 2616

Jesus ouviu a minha oração silenciosa e agonizante quando eu - e mais uma amiga, e, o marido de minha irmã –, sentindo que os meus pulmões iriam se romper e que morreria afogada aos dezoito anos de idade no rio Paraguai em Cáceres – MT.,  orei: “Senhor Jesus, em tuas mãos entrego o meu espírito”, e, milagrosamente naquele mesmo instante, passava um barco com rapazes que se atiraram nas águas e nos salvaram...

Caríssimos, ‘nenhum pensamento escapa ao Senhor e nenhuma palavra lhe fica escondida. ’  - Eclo 42,20.  O Senhor nos vê, nos ouve em quaisquer circunstâncias em que nós nos encontremos...

Como um pai ama e tem cuidado de seus filhos, infinitamente mais, o nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, nos ama e cuida de nós! Como Maria, sigamos Jesus e perseveremos  em seu Amor! Amor que gera vida, que ama, educa e cuida! Amém!

Graças, Pai Santo! Glórias e louvores a Vós, Senhor!


                 Brasília-DF.,28 de maio de 2015
                           Ana Miranda Bessa

                             




Nenhum comentário:

Postar um comentário