19.5.15

JESUS ORA AO PAI EM FAVOR DE SI MESMO - JOÃO 17,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA





Existe um canto cuja letra do refrão,  é uma definição concreta da Palavra e  do Amor, na vida de cada um de nós:  'a Palavra é como uma ponte, onde o Amor vai e vem'.

Assim é o casamento quando casamos por amor: eu me dou ao outro e  o outro se dá a mim; 'e eles se tornam uma só carne'. Gn 2,24. É uma reciprocidade perfeita, divina, onde o "meu", vira "nosso"...

Os primeiros cristãos perseveravam na doutrina dos apóstolos ... e nos deixaram o belo exemplo de vida, alicerçada no amor mútuo: "eles tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo." At 2,42 s

Com o casamento, regra geral, assim acontece; com os primeiros cristãos e na atualidade, com as Comunidades Católicas, assim acontece; e com Jesus para com o Pai e conosco mesmo, assim também acontece. É a regra do Amor, a 'Regra de Ouro' que o Senhor Jesus nos deixou: "Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-vos vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas" - as duas partes principais da Escritura, e por extensão todo o Antigo Testamento. Mt 7,12

Os homens e as mulheres fiéis ao Senhor Nosso Deus e Pai, em toda a História da Nossa Salvação, faziam orações de súplicas, com jejuns e penitências ao Senhor nosso Deus e o Senhor os atendia em suas necessidades, como Josué 10,6; 2 Rs 18.19; Judite 9;- Mardoqueu - e Ester 4; 2 Mc 10.11 e tantos outros...

Diz-nos a Igreja do Senhor que ' ...Jesus pede de modo constante. Dessa forma, motivada pela ação de graças, a oração de Jesus nos revela como pedir. Antes que o dom seja feito, Jesus adere  Àquele que dá seus dons. O Doador é mais precioso do que o dom concedido, ele é o " Tesouro, e nele é que está, o coração de seu Filho; o dom é dado " por acréscimo". CIC 2604


'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: "Pai  chegou a hora. Glorifica o teu filho, para que o teu Filho te glorifique a ti e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.

 Eu te glorifiquei  na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.

 Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, pois dei-lhes  as palavras que tu me deste, e eles as acolheram e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.

 Eu te rogo por eles. Não te rogo  pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".' João 17,1-11

Como em um  casamento de amor, onde dois é um, '.. nesta oração ... Jesus  nos  revela e nos dá o "conhecimento"  indissociável do Pai e do Filho, que é o próprio mistério da Vida de oração'. CIC 2751

Caríssimos, seguindo o testemunho dos filhos amados de Deus, e unidos ao coração de Jesus, ' ... com orações e súplicas de toda sorte, oremos em todo tempo, no Espírito, e para isso vigiemos com toda perseverança ...' Efésios 6.

Que o Espírito Santo nos Ilumine e nos dê Sabedoria, para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos. Amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!

Brasília-DF., 19 de maio de 2015
    Ana Miranda Bessa

   





Nenhum comentário:

Postar um comentário