24.5.15

PENTECOSTES - REFLEXÃO DO PASTOR




'Na solenidade de Pentecostes, concluímos o Tempo Pascal, celebrando a vinda do Espírito Santo e suplicando a sua presença, hoje, em nossa vida e na vida da Igreja. “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e renovai a face da terra”, rezamos no Salmo 103. “Daí aos corações vossos sete dons”, pedimos através do hino litúrgico conhecido como “Sequência” de Pentecostes. Nós cremos no Espírito Santo, “que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”, conforme rezamos na formula mais longa do “Creio” (Credo Niceno-Constantinopolitano).

                                    

A Liturgia da Palavra nos fala da vinda do Espírito Santo, acolhido por Maria e os Apóstolos reunidos em oração, no cenáculo, por ocasião da festa hebraica de Pentecostes, conforme a narrativa dos Atos dos Apóstolos. Os sinais de sua presença são destacados. O Espírito ilumina e anima os discípulos, levando-os a superar o medo e a anunciar o Evangelho. Ele une os que falavam línguas diferentes, fazendo-os compreender a pregação dos Apóstolos, “pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At 2,8). Portanto, quem recebe o Espírito Santo promove a unidade e testemunha o Evangelho, com coragem e alegria.   

A celebração de Pentecostes não pode ficar restrita à Liturgia, mas deve se prolongar no dia-a-dia através da vida no Espírito. É preciso deixar-se conduzir pelo Espírito Santo para discernir a vontade de Deus, produzir os frutos que ele espera de nós e assumir a missão de evangelizar, com ânimo renovado. Necessitamos sair ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho.

O Ano da Paz, vivido pela Igreja no Brasil, com o lema “Somos da Paz”, é um tempo especial para o diálogo, o perdão e a busca sincera da unidade, em meio a tantos conflitos, divisões e violência. A paz é dom do Espírito, a ser acolhido e cultivado na vida cotidiana. A paz é fruto da justiça e da misericórdia que caracterizam a vida dos discípulos de Jesus.

Em Pentecostes, estamos concluindo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, inspirados no lema: “Dá-nos um pouco da tua água” (Jo 4,7). O testemunho de comunhão é fundamental para que muitos possam saciar a sua sede de vida em Cristo. Com Maria, acolhamos o dom do Espírito, suplicando o cumprimento da palavra de Jesus entre nós: “Que todos sejam um!” (Jo 17,21). No próximo sábado, dia 30, em toda a Arquidiocese de Brasília, celebramos o aniversário da Dedicação da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida. Unidos, louvemos ao Senhor e supliquemos as suas bênçãos para a nossa Igreja!'

A PALAVRA DO PASTOR 

            PENTECOSTES
     Dom Sergio da Rocha
    Arcebispo de Brasília-DF

                            Em, 24 de maio de 2015
                               Ana Miranda Bessa



                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário