26.5.15

PROMESSA DO CÊNTUPLO - MARCOS 10,28-31 - REFLEXÃO DIÁRIA




O seguimento de Jesus se assemelha a um casamento: deixamos nossos pais, nossos irmãos, a casa onde nascemos, crescemos,  desenvolvemos, para sermos o que somos, e formarmos, com o nosso cônjuge, uma nova casa, reiniciando um novo ciclo para constituir uma nova família, e assim deve caminhar a humanidade ...


O Evangelho de hoje conclui a história de ontem do homem apegado às coisas terrenas, que Jesus sugeriu para que ele vendesse tudo, desse aos pobres que ele teria um tesouro no céu, e O seguisse. Mc 10,21.

Penso que quando despojamo-nos das coisas terrenas em benefício dos mais necessitados, emprestamos a Deus – Pr 19,17, e Ele vai depositando em nosso nome, o crédito dos benefícios  por nós concedidos até que se forme o nosso tesouro no céu, tesouro de amor, inesgotável, eterno!

                                           

‘ Naquele tempo  Pedro - quis saber como seria deles e -  começou  a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições -, e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”. Mc 10,28-31

Deixar aqui, não é afastar-se no sentido literal da palavra; é estabelecer uma prioridade: amo meu cônjuge e quero estar a sós com ele, mas amo os meus familiares e claro, estarei ocasionalmente sempre com eles e eles poderão contar não só comigo, mas também com o meu cônjuge que como me ama, amará evidentemente os meus familiares e eu amarei os dele.

A minha experiência de vida em comunidade é a graça de sentir-me amada e acolhida como membro da família de Deus, e Deus,  multiplicou para mim, o que era uma – a minha família de sangue:  passei a ter muitas  famílias que comungam e professam comigo e minha família, a mesma fé em Jesus Cristo Nosso Senhor!

Jesus nos agracia  com boas notícias, mas  também nos adverte sobre as ‘perseguições’...
Em pleno Século XXI, as perseguições aos cristãos continuam acirradas... Essas milhares de pessoas que estão fugindo de suas casas   por causa das perseguições em seus países, vejo como um novo Êxodo pelo Mar, e abençoados são os países que as acolhem...

Nosso Deus e Pai é um Deus de Amor e de Misericórdia, mas neste mundo,  o mal existe, as tribulações existem, a morte existe e todos nós vamos morrer, mas há um diferencial para aqueles que crêem, há uma promessa, uma esperança: 'no mundo futuro teremos a vida eterna', diz-nos Jesus. Mc 10,30

‘Cristo é o centro de toda vida cristã. O vínculo com  ele está em primeiro lugar, na frente de todos os outros vínculos, familiares ou sociais...’ CIC 1618

Como Maria disse ‘sim’ a Deus, que ela nos ajude a dizermos sempre sim a Jesus Cristo, com alegria e disposição para segui-Lo e servi-Lo na pessoa dos irmãos, a fim de colaborarmos na ‘ edificação de uma sociedade justa e solidária’.   Amém!

                   Brasília-DF., 26 de maio de 2015
                            Ana Miranda Bessa

                        
                     


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário