12.5.15

A VINDA DO DEFENSOR - JOÃO 16,5-11 - REFLEXÃO DIÁRIA




O nosso Papa Francisco disse-nos em uma exortação apostólica que 'Quem ama cuida...'; Içami Tiba, tem um livro e um programa na Rede Vida:  'Quem ama educa'.

Verdadeiramente, o Amor de Deus por nós, é como o amor de Mãe que ama e educa seus filhos no Caminho do Bem, como o Senhor Deus, assim  nos faz :  Hb 12,5 s.

Seria, ' a mãe, capaz  de se esquecer, ou deixar de amar algum dos filhos que gerou? E se existir, acaso tal mulher, Deus, se lembrará de nós em seu amor, porque nos gravou nas palmas de Sua mão - Is 49,15-16, e Deus nos ama com Amor Eterno e nos estende o seu braço para nos ajudar, sempre e em todas as circunstâncias  - Sl 138.

O Amor de Nosso Deus e Pai, e de Jesus por nós - que em tudo fez a vontade do Pai e nos reconciliou com Ele, para a nossa Salvação -, Jesus O estendeu aos seus discípulos e à nós também, porque sabendo que ia partir, retornar ao Pai, enviou-nos o Espírito Santo, Amor que procede do Pai e Dele mesmo.


Assim é que, 'naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Agora, parto para aquele que me enviou e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais? Mas porque vos disse isso, a tristeza encheu os vossos corações.
No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vos o defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei." Jo 16,5-7

Diz-nos a Igreja: ' ...O Espírito  Santo virá - o Defensor -, nós o conheceremos, Ele estará conosco para sempre, ele permanece conosco; Ele nos ensinará tudo e nos lembrará tudo o que Cristo nos disse, e dele dará testemunho; conduzir-nos-á à verdade inteira e glorificará a Cristo. Quanto ao mundo, confundi-lo-á em matéria de pecado, de justiça e de julgamento.' CIC 729

E Jesus continua: " E, quando vier - o Defensor, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: o pecado, porque não acreditaram em mim; a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado."' Jo 16,8-11

Esclarecendo:
(1)  'O mundo recusa crer que Cristo foi enviado por Deus, apesar da evidência das "obras"  - Jo 15,24; 5,36 s; 2,11 s, e da excelência de seu ensinamento - Jo 15,22. É esta cegueira que constitui seu pecado - Jo 1,29;9 s, 9,41;12,40.'

(2) ' "Praticar a justiça", é amar e não odiar - 1Jo 2,29; 3,7.1-11, como nos ensinou Cristo. Quando este voltar para o Pai, tal será a prova de que ele nos falava da parte de Deus - Jo 3,14 s.'

(3) 'O príncipe deste mundo só nos ensina o ódio - Jo 8,44; 1Jo 3,8.10-1. Mas a elevação de Cristo, na cruz e depois junto do Pai, marcou a condenação e a derrota do Diabo, e, portanto, o triunfo do amor sobre o ódio  - Jo 12,31 s.'

'São esses três pontos que o Defensor nos fará compreender - Jo 16,13 s.' Rodapé: Bíblia de Jerusalém

Caríssimos, que o Espírito Santo, em nome de Jesus Cristo, nos dê sabedoria e inteligência, para entendermos e compreendermos a vontade do Senhor em nossas vidas, amando-O acima de tudo e amando aos nossos próximos como a nós mesmos, tal qual Nosso Deus e Pai nos ama, cuida de nós e nos educa!

                    Brasília-DF., 12 de maio de 2015
                               Ana Miranda Bessa 

             






Nenhum comentário:

Postar um comentário