25.5.15

O HOMEM RICO - MARCOS 10,17-27 - REFLEXÃO DIÁRIA



‘O Salmo Um, opondo “os dois caminhos”, celebra a Lei, dada aos homens para sua felicidade. Feliz o homem que a medita. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época certa, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende,  prospera.’

Ontem,  um programa de televisão mostrou uma senhora de 105 anos de idade, muito disposta e feliz... O apresentador perguntou à médica da senhora como estava a saúde dela e o por que daquela vivacidade... A médica disse simplesmente que ela tem um bom coração e que por isso deve ficar mais tempo entre nós ... Aquela senhora, é uma árvore plantada na margem ..., que dá belos e bons frutos.

Acredito que todos nós queiramos ser como  uma árvore frondosa, que despojada de si mesma,  dá de si , liberadamente , e muitos procuram saber como é ...
 
‘Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo,
ajoelhou-se diante dele, e perguntou: "Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?" Jesus disse: "Por que me chamas de bom?" Só Deus é bom, e mais ninguém.

Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!"
Ele respondeu: "Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude".

 Jesus olhou para ele com amor, e disse:
"Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!"
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido
e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.”
Mc 10,17-21

Fez-se recentemente, em nível internacional, uma pesquisa sobre Religiosidade... Uma pessoa disse que a religiosidade é menor nos países ricos e maior nos países pobres porque as pessoas pobres  acreditam que sua recompensa, estaria no céu. Assim eu creio porque assim Jesus o disse, que teremos um tesouro no céu.
Que tesouro é esse, é um mistério divino e aos que crêem no Filho amado de Deus, confiam e esperam...

Conheço pessoas abastadas que são tementes a Deus. Doam seu tempo, dons e bens a serviço da Igreja.

As pessoas religiosas, os consagrados,  consideram  que tudo que têm  não sejam deles, estão, temporariamente, a seu serviço. Essa regra serve para todos nós que acreditamos em Deus, porque verdadeiramente quando o Senhor nos chamar para Ele, nada do que acumulamos , levaremos conosco: ‘ cessarão a fé e a esperança, permanecendo a caridade, mais ardente e segura.’

Ser muito rico e generoso é a vontade de Deus para todos nós, porque tudo o que temos, somos e amamos, procedem Dele! A existência de pessoas pobres  é um mistério divino, quem sabe, para Deus testar o quanto  nós seremos misericordiosos... Assim como Deus tudo compartilhou conosco, até seu Filho Unigênito,  Ele quer que não sejamos apegados às coisas, às pessoas, aos costumes, mas que como Ele, compartilhemos...

No Evangelho de hoje, o  apego daquele homem, pelas coisas terrenas, fez com que Jesus nos deixasse mais este ensinamento:
‘Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!”

“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha
do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros : "Então, quem pode ser salvo?"
Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.
Mc 10,23-27

'O reino de Deus é dom oferecido a cada um de nós. Somos convidados a fazer que esse reino cresça e transforme nossa sociedade, pondo bens e dons a serviço da justiça e da solidariedade'. Liturgia

Caríssimos, roguemos ao Nosso Deus e Pai que nos dê humildade, confiança e perseverança no   Caminho de Jesus, e como Maria, que possuindo um tesouro em si mesma, não se vangloriou, mas foi servir a sua prima Isabel.
Assim,  desapeguemos de nossas comodidades , sirvamos e partilhemos, nossos dons e bens, com os necessitados.



                Brasília-DF., 25 de maio de 2015

                           Ana Miranda Bessa


                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário