17.5.15

ASCENSÃO DO SENHOR - MARCOS 16,15-20 - REFLEXÃO DO PASTOR





' Na solenidade da Ascensão do Senhor, celebramos o mistério da fé que professamos ao rezar o Creio: "Jesus subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo -Poderoso". É um desdobramento da celebração da Páscoa. 

                   

Nesta solenidade, nós olhamos, em primeiro lugar, para o futuro, com a esperança que nos vem de Jesus Ressuscitado, vencedor da morte. A propósito, afirma o Catecismo da Igreja Católica: "Jesus Cristo, Cabeça da Igreja, nos precede no Reino glorioso do Pai para que nós, membros de seu Corpo, vivamos na esperança de estarmos um dia eternamente com Ele".

 Quem crê na ressurreição e na vida eterna, jamais se desespera diante da morte; ao contrário, permanece na esperança. Não temos aqui morada permanente. Jesus prepara para nós a morada definitiva no céu.

Ao mesmo tempo, somos chamados a olhar para o presente, com responsabilidade. O olhar para o céu não nos deve levar a descuidar de nossa vida na terra; o olhar para o futuro que nos aguarda não nos deve levar a descuidar do presente. Ao contrário, a esperança da vida plena no céu deve nos motivar a viver bem a vida neste mundo.

 No relato da Ascensão, conforme os Atos dos Apóstolos, os anjos perguntaram aos apóstolos : "Homens da Galileia, por que ficais aqui parados olhando para o céu?" ( At 1,11). Os discípulos de Jesus não podem " ficar parados ",  olhando para o céu. O olhar para o céu deve nos levar a caminhar, cumprindo a missão que Jesus deixou, hoje proclamada no Evangelho: " Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!"  (Mc 16,15).  Em resposta à palavra de Jesus, "os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte" (Mc 16,20).  Por isso a fé em  Cristo chegou até nós ! 

 Hoje, somos nós, os discípulos que devem continuar a anunciar e a testemunhar o Evangelho na vida cotidiana e através dos meios de comunicação social. Por isso, celebra- se neste Domingo o Dia mundial das Comunicações Sociais.  Em  sua mensagem para este dia, o Papa Francisco aborda o tema: "  Comunicar a família:  ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor",  ressaltando a importância da família como primeiro lugar onde aprendemos a nos comunicar inclusive através da oração, " forma fundamental de comunicação".

 Iniciamos a preparação para Pentecostes, a ser celebrado no próximo domingo, e a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema: " Dá-nos  um  pouco da tua água" (Jo 4,7). Preparando Pentecostes, rezemos pela unidade dos cristãos para que se realize cada vez mais entre nós a súplica de Jesus ao Pai: " Que todos sejam um!"   (Jo 17,21).

A PALAVRA DO PASTOR
   ASCENSÃO DO SENHOR
      Dom Sergio da Rocha
    Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 17 de maio de 2015
  Ana Miranda Bessa

     



Nenhum comentário:

Postar um comentário