2.5.15

A VIDA DOS QUE CRÊEM - JOÃO 14,7-14 - REFLEXÃO DIÁRIA



A testinha é da mãe, a boca é do pai, e os bebês vão crescendo e se desenvolvendo com algumas peculiaridades próprias, ou de seus pais ...

Convivendo com eles na intimidade do dia-a-dia, vai se conhecendo o jeito de ser da cada um e pode-se constatar que , realmente, são semelhantes a seus pais...

 Quando nossos pais casaram, tornaram-se um - Gn 2,24 -  na finitude da vivência conjugal, até que a morte os separe - Mt 19,6, mas nosso Deus e Pai, é  Infinito, Eterno!

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jo 14,7-8

Jesus é o Filho único de Deus, concebido pelo Espírito Santo no seio da virgem Maria, criado e educado por Maria e José - Lc 2,26 s: Mt 1,18 s, é cem por cento Filho de Deus e sendo Filho de Deus, diz-nos São Paulo: "Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura, ..." Cl 1,15 s

                                          
Quando Filipe pede que Jesus lhes mostre o Pai ..., "Jesus respondeu: " Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? 

"Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras."
Jo 14,9-11

Jesus nos fala da Sua unidade e intimidade com o Pai que eu gosto muito de citar Jo 10,30:"Eu e o Pai somos um"; de hoje 14,9: "Quem me vê, vê o Pai"; 12,45: "E quem me vê, vê aquele que me enviou".

'... Tudo o que Cristo é e o que faz - de natureza humana - depende do "Um da Trindade". Por conseguinte, o Filho de Deus comunica à sua humanidade o seu próprio modo de existir pessoal na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Assim, na sua alma como no seu corpo, Cristo exprime humanamente os modos divinos de agir da Trindade."

[O Filho de Deus] trabalhou com mãos humanas, pensou com inteligência humana, agiu com vontade humana, amou com coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado." CIC 470

E Jesus conclui: " Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei". Jo 14,12-14

 '...A fé em Jesus introduz os discípulos no conhecimento do Pai, porque Jesus é "o Caminho, a Verdade e a Vida" - Jo 14,6. A fé produz seus frutos no amor: guardar sua Palavra, seus mandamentos, permanecer com ele no Pai que nele nos ama a ponto de permanecer em nós... CIC 2614'. 

Jesus está em nós,  testemunhemos portanto Jesus às pessoas, em palavras e gestos de solidariedade, fraternidade e amor!

Senhor Jesus, eu e minha família acreditamos que sois ' o Filho de Deus e reconhecemos que o Pai está em vós e que vós estais no Pai - Jo 11, 36-38, e vos pedimos Senhor Jesus, a Vossa Misericórdia, para as pessoas que 'não crêem, não esperam e não vos amam.'

Brasília-DF., 02 de maio de 2015
     Ana Miranda Bessa 

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário