13.10.15

CRÍTICAS AOS FARISEUS E ESCRIBAS - LUCAS 11,37-41 - REFLEXÃO DIÁRIA






Quando levamos as crianças ao parquinho, ou à brinquedoteca, por uma, duas horas de lazer, elas têm o direito de ir a todos os brinquedos dentro de sua faixa etária desde que estejam liberados e quando estão sendo muito usados, faz-se uma fila e cada criança aguarda a sua vez...

Semelhante deveria ser a humanidade, onde todos tivessem a oportunidade de usufruir dos bens que Deus disponibiliza, ‘... de quem tudo procede e para quem nós somos, e um só Senhor, Jesus Cristo por quem tudo existe e por quem nós somos.’ – 1 Cor 8,6.

E, Nosso Deus e Pai concede Dons aos homens para criar, produzir , toda a atividade humana, quer na alimentação, na saúde, educação, trabalho, segurança, lazer...

Nosso Deus e Pai nos dá a vida,  o ar, a água, a terra, o sol, a lua, os astros, as estrelas... O universo se expande e o homem pode perscrutá-lo pela sabedoria que o próprio Criador lhe dá!

A postura e a compostura em nossas ações e atitudes, o respeito à liberdade do outro, nos são ensinados há gerações, porque favorece o bom relacionamento entre as partes, mas nosso Deus e Pai em Cristo Jesus quer que nos abramos mais os nossos corações em fraternidade e solidariedade, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                            
‘Naquele tempo, enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.’ Lucas 11,37-41

As TVs estão conectadas com os órgãos de pesquisa de opinião e sabem quando e quantos as veem; quando falamos ao telefone nossas falas podem ser são ouvidas; quando compramos via cartão de crédito, ou fornecemos nosso  CPF para emissão de uma Nota Fiscal  ou fazemos alguma movimentação bancária, a Receita Federal ou o Tesouro sabe, vigia e controla nossos atos... Existem chips que podem ser inseridos em pessoas, veículos locomotores e animais e os satélites os mantém observados e pode-se  ver  a sua localização e etc.

Se o homem pode fazer tudo isso e muito mais, Deus é mais que tudo. Nosso respirar está em Deus... Se o homem tem o controle parcial de nossos atos, Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus – porque Jesus é Uno com o Pai Jo 10,30 -, tem o controle total de tudo, Ele sabe tudo de nós, nos conhece desde a nossa concepção ... Nada escapa ao olhar bondoso e misericordioso do Senhor Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, vem em nosso auxílio, ajuda-nos Senhor a sermos dóceis e obedientes à vossa Palavra. Afasta de nós todo egoísmo, toda avareza, toda soberba, todo preconceito! Arranca a nossa personalidade exacerbada e dá-nos a vossa espiritualidade, na força do vosso Santo Espírito, para que vivamos a caridade, a solidariedade e a partilha que nos tornam puros diante do Senhor! Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ensina-nos Mãe a viver como Deus quer, porque ‘ A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração ‘ - Hb 4,12.

         Brasília-DF., 13 de outubro de 2015
                  Ana Miranda Bessa

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário