2.10.15

SANTOS ANJOS DA GUARDA - HUMILDADE. ESCÂNDALO - MATEUS 18,1-5.10 - REFLEXÃO DIÁRIA






Na minha infância, década cinquenta, na cidade de Cáceres – MT., o ‘point’ das famílias abastadas era o Rio de Janeiro, onde geralmente, seus filhos estudavam; ou, iam em tempo de férias.

Quando voltavam, reuniam-se os amigos para contar os acontecimentos e mostrar as compras que fizeram, os cartões postais e fotos dos locais e eventos que foram, e era muito bom saber... Do meu cantinho na casa de uma amiguinha, eu tudo ouvia e sonhava um dia também ir ao Rio de Janeiro...

No episódio do evangelho de hoje, os discípulos perguntaram a Jesus, “Quem é o maior no reino dos céus?”. Assim como os adultos em Cáceres de minha infância , queriam saber as novidades do Rio de Janeiro, os discípulos de Jesus queriam saber quem era o mais importante no céu!

Fico a imaginar Jesus conversando com seus discípulos e devia ser muito bom escuta-Lo! Eu não estava lá, mas estou aqui para compartilhar como vocês caríssimos, a Palavra do Senhor, narrada por Mateus. Vamos abrir o nosso coração e pedir que Jesus nos dê entendimento daquilo que Ele quer para cada um de nós, conforme nos narra Mateus:
                              

'Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mateus 18,1-5.10

Grandioso mistério que aguça a nossa curiosidade mas que Nosso Bom Deus e Pai nos confirma, dentre outros, esta verdade que nos encanta e fascina pelo testemunho dos pastores em Belém de Judá quando foram envolvidos pela luz do Senhor e ouviram a voz do Anjo, anunciando-lhes o nascimento de Jesus... E viram, uma multidão do exército celeste que se juntou ao Anjo, louvando a Deus dizendo:

“ Glória a Deus no mais alto dos céus e Paz na terra aos homens que ele ama!” – Lc 2,8-20

‘Quem são os Anjos?’ - Segundo a Igreja do Senhor: ’ St. Agostinho - 354-430,  diz a respeito deles; “... Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, enquanto é anjo, por aquilo que faz”. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam “constantemente a face de meu Pai que está nos céus” – Mt 18,10, são “poderosos executores da sua palavra, obedientes ao som da sua palavra” – Sl 103,20.’ CIC 329

‘Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais ... e imortais –Lc 20,36. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória – Dn 10,9-12.’ CIC 330

'Desde o séc 17, a Igreja celebra a memória dos santos Anjos da Guarda. Mencionados na Bíblia como mensageiros e guardiões das pessoas, cumprem a missão de guia-las no caminho do bem, inspirando-lhes bons sentimentos e apoiando suas escolhas quando estas têm a Deus como meta.' Liturgia

As crianças são como anjos, na sua simplicidade, pureza, beleza, docilidade, e Jesus nos diz que necessitamos de conversão e de nos fazermos como crianças para entrarmos em seu Reino de Amor. Que  o nosso bom Anjo da Guarda nos ajude a fazermos a vontade do Senhor!

Com toda a Igreja, oremos pedindo a intercessão dos Anjos, para que o Senhor nos ouça:

‘1 – Senhor, que enviastes anjos à nossa frente – Ex 23,20-23, protegei e conduzi a igreja, que caminha rumo ao vosso reino.

2 – Vós que destes os anjos para nos guardar, ajudai-nos a escolher o bem em todos os momentos.

3 – Vós que fizestes dos anjos vossos mensageiros, tornai-nos fiéis testemunhas da vossa palavra.

4 - Vós de quem os anjos proclamam a santidade, ensinai-nos a reconhecer vossas maravilhas.

5 - Vós que acolhestes as crianças, tornai-nos solidários e comprometidos com os pobres e os pequenos.’

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, dai-nos um coração novo, moldado segundo o exemplo do vosso coração misericordioso. Amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém!
      Brasília-DF., 02 de outubro de 2015
                   Ana Miranda Bessa

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário