4.10.15

UMA SÓ CARNE! O CASAMENTO É INDISSOLÚVEL - MARCOS 10,2-16 - REFLEXÃO DO PASTOR





'Estamos iniciando o mês dedicado especialmente às missões. Concluímos recentemente o Mês da Bíblia, com renovada disposição de ter sempre mais a Bíblia nas mãos, a Palavra de Deus no coração e os pés na missão. Somos chamados a partilhar com os irmãos, o dom da Palavra que acolhemos. O rosto missionário da Igreja possa resplandecer em todas as nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos. Sejamos Igreja em estado permanente de missão, “Igreja em saída”, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho!

Neste domingo, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco faz a abertura da Assembleia do Sínodo dos Bispos que se estende até o dia 25 de outubro, tendo como tema “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. O Sínodo ressalta o valor do matrimônio e da família, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, procurando oferecer propostas pastorais para os desafios que os casais e as famílias enfrentam na atualidade. Pedimos a oração de todos pela Assembleia do Sínodo dos Bispos.
                                     

O trecho do Evangelho segundo Marcos, hoje meditado, nos recorda o valor do matrimônio indissolúvel, a ser vivido na fidelidade, como “uma só carne”, segundo a vontade do Criador (Mc 10,7), conforme o ensinamento de Jesus aos seus discípulos. O texto da Criação, mencionado pelo Evangelho, aparece na primeira leitura, ressaltando a unidade inseparável que une homem e mulher na vida conjugal. A Carta aos Hebreus anuncia a vitória de Jesus, “coroado de glória e honra por ter sofrido a morte” (Hb 2,9), mostrando-se solidário conosco, seus irmãos. Pela graça de Cristo, cada casal pode cumprir o desígnio do Criador, permanecendo como “uma só carne”, nas diversas situações da vida familiar.

Estamos vivendo o Ano da Paz, em toda a Igreja no Brasil, com o lema “Somos da Paz”. Neste domingo, acontecem as Caminhadas da Paz em todas as dioceses brasileiras. A paz é dom e tarefa. A paz é dom de Deus! Por isso, rezemos pela paz no Brasil e no mundo. A paz é fruto da justiça e da caridade, queridas por Deus! Portanto, procuremos contribuir para que a paz aconteça, entre nós e no mundo, através da vivência da justiça e da caridade. Seja portador da paz em todos os ambientes, a começar da família!

Estamos para celebrar a festa da Padroeira, N. Sra. Aparecida, ocasião especial para testemunhar que somos povo de Deus que caminha unido, sob a proteção materna de Maria. Vamos todos participar! No calendário das paróquias, pastorais e movimentos, estejam liberadas a tarde e a noite do dia doze de outubro para que todos possam participar da missa e da procissão na Esplanada dos Ministérios.'


    A PALAVRA DO PASTOR
                UMA SÓ CARNE!
            Dom Sergio da Rocha
          Arcebispo de Brasília - DF.

Em, 04 de outubro de 2015
     Ana Miranda Bessa

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário