22.10.15

SINAIS DOS TEMPOS.RECONCILIAÇÃO - LUCAS 12,49-53 - REFLEXÃO DIÁRIA





O salmo 1 da liturgia de hoje, 'opondo os dois caminhos' celebra a Lei, dada aos homens para sua felicidade, pois é feliz quem a Deus se confia e Jesus é o caminho,  que nos  leva à verdade, à vida e à alegria eterna!


Quando penso em unidade na diversidade a vejo como em uma grande família, o pai, a mãe, os filhos, e quando esta família fundamenta as suas ações e atitudes no amor de Deus, a divisão, as discórdias, desavenças, mal entendidos , serão superados pela Palavra do Senhor gravada em seus corações e aí está a beleza de vivermos uma vida centrada em Nosso Deus e Pai que é amor e o ‘amor é tudo’, porque perdoa, edifica, constrói , reconstrói a harmonia...

No evangelho de hoje Jesus nos adverte sobre as divisões nos relacionamentos familiares . Acolhamos com fé a Palavra do Senhor que nos é narrada por Lucas:

'Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!’ Lucas 12,49.

Diz-nos a Igreja do Senhor sobre O fogo. ‘Enquanto a água significa o nascimento e a fecundidade da Vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias, que “surgiu como um fogo cuja palavra queimava como uma tocha” – Eclo 48,1, pela sua oração atrai o fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo – 1Rs 18,38-39, figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca. João Batista, “que caminha diante do Senhor com o espírito e o poder de Elias” – Lc 1,17, anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo” – Lc 3,16, esse Espírito do qual Jesus dirá: “Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse aceso!” – Lc 12,49. É sob a forma de línguas “que se diria de fogo” que o Espírito Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si – At 2,3-4. A tradição espiritual manterá este simbolismo do fogo como um dos mais expressivos da ação do Espírito Santo - S.João da Cruz, A chama viva do amor.” Não extingais o espírito” – 1Ts 5,19.' CIC 696

E Jesus continua: 'Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!' Lc 12,50

‘Foi na páscoa que Cristo abriu a todos os homens as fontes do Batismo. Com efeito, já tinha falado da paixão que iria sofrer em Jerusalém, como de um “batismo” com o qual devia ser batizado – Mc 10,38; Lc 12,50. O sangue e água que escorreram do lado transpassado de Jesus crucificado – Jo 19,34 são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova – 1 Jo 5,6-8: desde então é possível “nascer da água e do Espírito” para entrar no Reino de Deus – Jo 3,5, diz-nos a Igreja do Senhor.' CIC 1225
                                        

Concluindo, Jesus nos diz: 'Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. Lc 12,51-53

‘Jesus não opera pessoalmente a divisão, mas é causa dessa divisão’ e podemos experimentar tal divisão até com os diversos seguimentos cristãos... ‘Devemos dar frutos de santidade até a vida eterna, que é a meta final’ – Rm 6,22! Há uma briga espiritual entre irmãos que nos olham e nos tratam  com desdém e isso não é agradável ao Nosso Deus e Pai, porque estão deixando de glorificar o Senhor pelos dons que Ele dá a cada um de nós! Tudo é de Deus e tudo é bom e se entendemos isso, louvamos o Senhor pelas pessoas às quais Ele agraciou com seus dons e que procuram servi-lo com amor e gratuídade, testemunhando a todos o grande amor que Ele tem por cada um de nós!

‘Jesus é a nossa paz: de ambos os povos fez um só – judeus e gentios -, tendo derrubado o muro da separação... somos “concidãos dos santos e membros da família de Deus”. ‘ Ef 2,11s


Cantemos: 'Com Jesus, tudo pode ser mudado, pela força da Oração. Ele vive, Ele reina, Ele é Deus nosso Senhor!' 
Salette - CN

Pai Santo, Pai amado, Deus Todo Poderoso, em Cristo Jesus, que a vossa misericórdia esteja sobre nós e transborde em toda a terra a vossa bondade e o vosso amor, para que sigamos o caminho do Senhor que nos leva ao reino do amor, da justiça e da paz!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e que a Sagrada Família de Nazaré, inspire os santos padres neste Sínodo ‘para que se aprofundem os laços de amor e união nas famílias, ‘! Amém


São João Paulo 2º - Karol Wojtyla - Polônia, 1920-2005, missionário da paz e da vida, rogai a Deus por nós!
         Brasília-DF., 22 de outubro de 2015
                    Ana Miranda Bessa


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário