19.10.15

O RICO INSENSATO - LUCAS 12,13-21 - REFLEXÃO DIÁRIA





Mensalão, Lava-jato, Petrolão, Pedaladas, estão na mídia 
brasileira diariamente  e tratam-se de investigações pertinentes ... Às três primeiras, competem fazer justiça referente à corrupção desenfreada envolvendo figuras proeminentes do governo que apoderaram-se do dinheiro do povo em benefício próprio...

As Pedaladas, tratam-se grosso modo de manobras contábeis do governo em querer tapar o sol com a peneira, iludindo o País e o mundo de que a sua administração caminha no rumo certo... É um toma lá, dá cá, de egoísmo e de mentiras que descoberto e tornado público, mostra, assim como acontece com as três primeiras investigações, a ganância pelo ter e pelo poder respectivamente e que diante da pedagogia de Jesus,  de modo semelhante não é agradável ao Senhor Nosso Deus e Pai, como nos narra Lucas, no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”.'

'Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo o tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.'

                                        




'E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. Então resolveu: ‘Já sei o que vou fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. Lucas 12,13-21

“Vigiai, pois, em todo o tempo e orai a fim de que vos torneis dígnos de escapar a todos estes males que hão de acontecer e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem”. Lc 21,36

Senhor Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, ajuda-nos, Pai para que:

- ' os governos se empenhem pela melhor distribuição de renda e redução das desigualdades;

- saibamos valorizar e usar os bens materiais de forma sensata;

- as nossas ações em meio à sociedade produzam frutos de justiça e paz;

-  o mês missionário desperte em nossa comunidade o desejo de partilhar e servir,’ amém!
Liturgia


Maria, Mãe de Jesus e nossa, na força do Santo Espírito de Deus, ajuda-nos Mãe  a sermos solidários e fraternos,  a apreciarmos os bens temporais  mas sem perder de vista os bens eternos e que 'sejamos ricos diante de Deus, que tem poder de nos dar a vida eterna', amém!

     Brasíilia, DF., 19 de outubro de 2015
               Ana Miranda Bessa


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário