28.10.15

ESCOLHA DOS DOZE.CURAS NUMEROSAS - LUCAS 6,12-19 - REFLEXÃO DIÁRIA








Diz-se que se vive momentos de felicidade e é verdade, mas se a felicidade pode morar dentro de nós, pela gratuídade de Nosso Deus e Pai e graças a Ele, se assim a desejamos e aspiramos em Cristo Jesus, mesmo nos infortúnios podemos superá-los pela perseverança no que Jesus nos ensinou sobre as tribulações – Jo 16,33, porque graças a Jesus, ‘somos concidadãos dos santos. Somos da família de Deus... e nos tornamos morada de Deus pelo Espírito’, diz-nos São Paulo na carta aos Efésios 2,19-22, por isso, não estamos sozinhos, Deus está em nós! Óh, Glória!

Jesus, o Messias, é o Enviado do Pai, e como ontem meditamos que Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, multiplica os nossos dons e bens para servirmos ao seu Reino de Amor,  hoje Jesus Cristo, enviado e amado do Pai ao escolher os doze apóstolos, multiplica a sua graça e o seu poder, compartilhando-os com os seus discípulos ...

Abramos a nossa mente e o nosso coração para acolhermos a palavra do Senhor narrada por Lucas, e sintamos a força de seu chamado para cada um de nós:
                                       

'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.'

'Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. 'Lucas 6,12-19

Sobre a oração de Jesus, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ o Evangelho segundo S.Lucas destaca a ação do Espírito Santo e o sentido da oração no ministério de Cristo. Jesus ora antes dos momentos decisivos de sua missão: antes de o Pai dar testemunho dar  dele por ocasião do Batismo – Lc 3,21 e da Transfiguração –Lc 9,28 e antes de realizar por sua Paixão o plano de amor do Pai - Lc 22,41-44, antes que Pedro o confesse como “Cristo de Deus – Lc 6,12 e para que a fé do chefe dos Apóstolos não desfaleça na tentação – Lc 22,32. A oração de Jesus antes das ações salvíficas que realiza a pedido do Pai, é uma entrega, humilde e confiante, de sua vontade humana, à vontade amorosa do Pai.’ – CIC 2600

Quando minha mãe Carmem era viva e morava em Cuiabá-MT. e eu em Brasília-DF., todo domingo e nas datas especiais falávamos ao telefone,e quando possível,  ou ela vinha à Brasília, e nas férias eu ia à Cuiabá; era, como manter viva a nossa relação de mãe-filha, filha-mãe. Ela faleceu em 1993 e desde então, diariamente, em minhas orações matinais e na Santa Missa diária na Oração Eucarística aos falecidos, ela e meu pai vêm à minha mente e é, como se eles estivessem ali comigo.

É maravilhosa a experiência da Oração diária e Jesus nos testemunha isso... As pessoas queriam tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos, diz-nos Lucas. Somente os mansos se deixam tocar... Jesus é manso e humilde de coração e seu coração que pulsa ao rítmo do coração de Nosso Deus e Pai, pode ser para nós também como o é para Jesus, fonte de força, de cura, de coragem, de libertação, de amor, de alegria, de paz  e de felicidade para cada um de nós, a fim de sermos ‘servos e testemunhas do Senhor’ – At 26,15 como São Paulo e os Apóstolos do Senhor!

Maria, Mãe de Jesus e nossa que pelo seu “sim” concebeu Cristo do Espírito Santo, e se tornou Sacrário Vivo que trouxe o Cristo até nós, este mesmo Cristo nos toca e se deixa tocar porque está no meio de nós – Mt 28,20 , na sua Palavra, nos Sacramentos, na Santa Eucaristia, rogai a Ele por nós Mãe, para que sejamos dígnos de suas promessas, amém!

Santos Simão e Judas Tadeu – Apóstolos – Palestina, século 1º, que viveram e conviveram com Jesus, escutando sua voz, suas instruções, vendo suas obras, milagres, prodígios e sinais, e os realizando também pela vontade de Jesus, rogai por nós!

Brasília-DF., 28 de outubro de 2015
        Ana Miranda Bessa


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário