24.10.15

OS GALILEUS E A TORRE DE SILOÉ.A FIGUEIRA ESTÉRIL- LUCAS 13,1-9 - REFLEXÃO DIÁRIA







O Senhor Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus é Amor, ' Ele é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência. Ele não está sempre a repreender, nem eterno é o seu ressentimento.' – Sl 103,8-9 e sua Palavra hoje é um convite ao arrependimento e à conversão para que nós sejamos santificados e justificados!

São Paulo na carta aos romanos nos exorta a vivermos uma vida nova em Cristo Jesus pela ação do Espírito Santo, que nos leva à vida e à paz – Rm 8,6.

Acolhamos com o coração e a mente abertos e receptivos à Palavra do Senhor, narrada por Lucas:
                                           

'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’

Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”. Lucas 13,1-9

Diz-nos os teólogos que os ‘acidentes não são “castigo de Deus” contra as vítimas, mas podem servir de advertência”, e isto é uma verdade também não somente para os acidentes fatais, mas para os pequenos riscos a que estamos expostos no nosso dia-dia.

A expressão ‘sempre alerta’ dos escoteiros, é uma constante em nossas vidas bem como a benção, quando um familiar ou amigo vai para algum lugar e assim lhe abençoamos: ‘Vai com Deus’, seguida da resposta: Amém! Que significa: Assim Seja! , e quando em viagem, oramos a Oração de Jacó, do Anjo com Tobias e do tribuno para Paulo, respectivamente :'Deus te leve e te traga “São e Salvo” '– Gen 28,20s.,Tb 5,16; At 23,23.

Como um pai tem compaixão de seus filhos, o Senhor Nosso Deus e Pai  em Cristo Jesus, também tem compaixão e muita paciência para conosco, alegremo-nos pois com o Senhor porque  Jesus mesmo ‘vivificará também os nossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em nós’ – Rm 8,11, mas é necessária a nossa conversão, a nossa adesão a Ele e a decisão é nossa, mas que todos morreremos, morreremos: é uma verdade eterna!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças porque em Jesus Cristo somos salvos... e para nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele, a morte é uma passagem, como o é a Páscoa do Senhor Jesus! 
Por isso cantemos com a Salette: Não há o que temer e nem desanimar. Deus está conosco, porque  Ele nos ama... Ele tem cuidado de nós!  Amém, assim seja!

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e se o Espírito que dá a vida em Jesus Cristo ... nos leva à vida e à paz – Rm 8,2.6, concede-nos Pai Santo por Cristo Nosso Senhor, a graça do vosso Espírito com a vossa luz e graça e mantem-nos firmes e fortes no Senhor, amém!

Oremos com  a Igreja: Pai Santo em Cristo Jesus, ‘dai-nos vossos bens com fartura:
- Ajudai, Senhor, a Igreja a deixar-se guiar pelo Espírito doador da vida e da paz.
- Tornai-nos sempre atentos e disponíveis para vossa proposta de conversão e salvação.
- Sede misericordioso com os que morrem em acidentes e tragédias e confortai seus familiares e amigos.’
Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, que recorremos à vos!

    Brasília-DF., 24 de outubro de 2015
             Ana Miranda Bessa

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário