25.10.15

CURA DE BARTIMEU - MARCOS 10,46-52 - REFLEXÃO DO PASTOR






'O episódio da cura de Bartimeu – Mc 10,46-52, está entre os mais belos e significativos textos do evangelho. Na primeira cena, ele é retratado como “cego e mendigo, sentado à beira do caminho”, isto é, como uma das pessoas mais sofridas no contexto cultural e religioso daquele tempo. Na cena final, a sua condição foi radicalmente mudada. Tendo recuperado a vista, ele jogou o manto que usava para mendigar e passou a seguir a Jesus pelo caminho, isto é, ele se tornou um discípulo do Senhor. O que aconteceu para que a sua vida pudesse mudar tanto? Três palavras são fundamentais para entender essa transformação. A primeira, foi dita a Bartimeu pelos discípulos: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”. A segunda, é dirigida a Jesus, por Bartimeu: “ Mestre, que eu veja!”. E a terceira palavra é proferida pelo próprio Jesus: “Vai, a tua fé te curou”.
                                       

Jesus, a luz do mundo, continua a nos oferecer a vida nova, a luz que faz enxergar o caminho a seguir e a força para caminhar. Muitos, também hoje, reconhecem a própria “indigência” e “cegueira”, suplicando a Jesus: “Mestre, que eu veja”. Contudo, muitas vezes, faltam discípulos dispostos a ir ao encontro daqueles que hoje vivem como Bartimeu para lhes dizer: “ Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”. Os Bartimeus do mundo de hoje, à beira do caminho, estão necessitados de gestos de esperança, de ânimo e de solidariedade, dos que crêem em Cristo. Jesus conta conosco, assim como contou com os discípulos daquele tempo, para levar a luz da fé e a vida nova a quem está hoje na condição de Bartimeu.

O Salmo Responsorial - Sl 125 – nos convida a reconhecer, com louvor e alegria, as maravilhas do Senhor. A profecia de Jeremias traz para o povo sofrido a esperança e alegria que vem do reconhecimento da presença de Deus na história. Para tanto, é necessário o olhar da fé, que nos permite enxergar os sinais de Deus na nossa vida.

Nós bendizemos a Deus pela Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, que está sendo concluída neste domingo. Unidos ao Papa Francisco, nos dispomos a acolher fielmente as suas conclusões e, de modo especial, a por em prática as suas orientações pastorais, a fim de valorizar e servir cada vez melhor as nossas famílias. Possamos ajudar os casais e famílias que passam por maiores dificuldade, assim como todos que sofrem, repetindo os gestos e as palavras dos discípulos: “Coragem, levanta-te Jesus te chama!”.

         A PALAVRA DO PASTOR
  CORAGEM, LEVANTA-TE, JESUS TE CHAMA!
                    Dom Sergio da Rocha         
                  Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 25 de outubro de 2015
 Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário