9.10.15

JESUS E BELZEBU - LUCAS 11,15-26 - REFLEXÃO DIÁRIA




Nestes tempos, quando vem ao mundo um bebe da família real europeia, toda a mídia se prepara para dar em primeira mão a noticia, mostrando o recém-nascido a todos!

Jesus, Filho de Deus Pai Criador, Rei e Senhor do céu e da terra, nasceu humilde em uma gruta de Belém de Judá... Os anjos do céu anunciaram-no a uns pastores, mas à Jerusalém, nada foi noticiado.

Jesus não veio em pompa, mas '... uma multidão do exército celeste  na alegria deste acontecimento, louvava e glorificava ao Senhor Nosso Deus e Pai' - Lc 2, 1-20.


 Jesus, Príncipe da Paz, Caminho, Verdade e Vida  disse-nos que neste mundo teríamos tribulações mas que Ele as venceu - Jo 16,33,  e o que nos garantiu foi a chegada do Reino de Deus no meio de nós -  a vida eterna, provada , comprovada e e testemunhada por Ele mesmo quando da  sua Ressurreição -, e a chegada deste Reino de Amor, Jesus  o noticiou em um momento de conflito ou de confronto entre o bem e o mal, e para alguns contemporâneos, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
                               

Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.’ 
Lc 11,16-20

Sobre ‘O dedo’, diz-nos a Igreja do Senhor ; “É pelo dedo de Deus que (Jesus) expulsa os demônios” – Lc 11,20. Se a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra “pelo dedo de Deus” – Ex 31,18, a “letra de Cristo”, entregue aos cuidados dos apóstolos, “é escrita com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações” – 2 Cor 3,3. O hino “Veni, Creator Spiritus” ( Vem, Espírito criador) invoca o Espírito Santo como “dedo da direita paterna” (“digitus paternae dexterae”). CIC 700

E Jesus continua: 'Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.'

'Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”. '

Lc 11,21-26

Mas e ‘de onde vem o mal?’, nos esclarece a Igreja do Senhor: “Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza – que aparecem como ligados às limitações próprias das criaturas -, e sobretudo à questão do mal moral. Donde vem o mal? “Eu perguntava donde vem o mal, e não encontrava saída”, diz Sto. Agostinho, e a sua própria busca sofrida não encontrará saída a não ser na sua conversão ao Deus vivo. Pois “o mistério da iniquidade” – 2Ts 2,7 só se explica à luz do “Mistério da piedade” – 1Tm 3,16. A revelação do amor divino em Cristo manifestou ao mesmo tempo a extensão do mal e a superabundância da graça – Rm 5,20. Precisamos, pois, abordar a questão da origem do mal fixando o olhar da nossa fé naquele que, e só Ele, é o Vencedor do mal – Lc 11,21-22, CIC 385.

Jesus foi anunciado pelo Anjo a uns pastores que estavam nos campos, montando guarda a seu rebanho. O Anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor envolveu-os de luz, para anunciar-lhes: Nasceu-nos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor ... Lc 2,8 s, e a nossa Missão, é aderir ao seguimento do Senhor, estar com Ele hoje e sempre e anuncia-Lo ao mundo!

Verdadeiramente, no episódio do evangelho de hoje, Jesus nos dá a feliz notícia da presença do Reino de Deus no meio de nós  - que é Ele mesmo - Ele, Jesus Cristo Filho Unigênito do Pai, que nos reconciliou com o Pai -  Pai Nosso -   e  nos fez herdeiros Dele e este mesmo Jesus  retornará, em poder  e glória, como cantamos no salmo 9 , o Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça. Graças Pai Santo, glórias e louvores à vos, Senhor!

Caríssimos, não fixemos nosso olhar nem nossos pensamentos no mal, porque a graça de Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus superabundou para cada um de nós na promessa de Jesus para nós ,da vida eterna... Assim eu creio, espero e confio!

Maria, Mãe de Jesus e nossa – Senhora Aparecida Padroeira do Brasil e de Brasília, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dígnos das promessas de Cristo! Amém!


Brasília-DF., 09 de outubro de 2015
     Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário