Jesus nos vê, nos ouve e sabe como estamos... Ele coloca as suas mãos sobre nós, ou nos toma pela mão, e nos cura, nos salva e nos liberta de tudo que nos aflige. Assim aconteceu com a mulher encurvada – Lc 13,13 e hoje, com o homem hidrópico, respectivamente!
Meditamos, segunda feira passada, que Jesus primeiro curou a mulher encurvada e depois abriu o coração endurecido e deu entendimento àqueles que o criticavam... Lc 13,10-17, e nesta sexta feira, Jesus pondera primeiro na verdade aos mestres da lei e aos fariseus para curar o homem hidrópico, porque o homem é mais importante que o sábado do qual Jesus é Senhor, assim Ele o faz e o despede ...e, aqueles, se calaram diante da palavra de Jesus!
Caríssimos, acolhamos com amor a Palavra do Senhor, narrada por Lucas, porque Ele sempre tem algo a nos ensinar: 'Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” Mas eles ficaram em silêncio.'
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso.' Lucas 14,1-6
Sabemos que cair num poço envolve cadeias e trevas, porque sem recursos lá dentro, cercado e limitado em centímetros de trezentos e sessenta gráus, numa profundidade razoável, não se consegue sair sozinho e necessita-se da ajuda de pessoas..., e qual coração temente a Deus que é clemência e bondade sem fim, não se sentiria movido a exercer compaixão e misericórdia para com a pessoa ou mesmo até com um animal do seu rebanho, tirando-os dali?
A comparação feita por Jesus foi radical, mas muitas vezes é no conhecimento da radicalidade dos fatos e com a ajuda do Espírito Santo é que poderemos abrir a mente ao discernimento na tomada de decisões que envolvem pessoas que necessitem da nossa ajuda, da nossa compreensão, da nossa solidariedade ...
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, derrama sobre nós e dá-nos Senhor, porção abundante de vosso Espírito Santo, para discernirmos bem e cada vez melhor, os momentos e oportunidades que nos são apresentados nesta vida, para que possamos crescer em vosso amor, e ganharmos as bençãos e graças que o Senhor quer nos dar, sempre!
Pai Santo, Pai compassivo, como filhos amados, sabemos que queres e tens, o melhor para nós... Assim sendo, ó Deus de Amor, ajuda-nos a percebermos e entendermos a vossa vontade em nossas vidas para que a estendamos aos nossos irmãos, amém!
Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, rogai por nós!
Brasília-DF., 30 de outubro de 2015
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário