7.10.15

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. A ANUNCIAÇÃO - LUCAS 1,26-38 - REFLEXÃO DIÁRIA





Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre – Lc 1,28.42.


Hoje a Igreja do Senhor faz memória de Nossa Senhora do Rosário. ‘Esta memória mariana está ligada à vitória de Lepanto – 1571, atribuída à oração do povo a Nossa Senhora do Rosário. Rezando o rosário, oferecemos a Maria uma “coroa de rosas” que recorda os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos da sua vida e da de Jesus.’
Liturgia

Fiz uma retrospectiva nestes quase setenta anos de vida e a expressão " os sábios não são jovens" vem à minha mente, de forma acentuada, cristalina, porque quando mais jovem eu via minha mãe, minha irmã e depois minha sogra, rezando o Terço... Eu não via graça no terço, mas mesmo assim eu o rezava...

Um belo dia, na década oitenta encontrei na Livraria um livro de João Mohana intitulado Descubra o Valor do Terço, que dentre outros se lê: ‘ O Terço é tão pouco olhado na medula, olhado com tanto preconceito histórico, que apenas os olhos de poucos percebem a seiva teológica, a autenticidade evangélica, a fertilidade psicológica e, em consequência, o peso pastoral que ele carrega...'. Comprei-o e avidamente o li e a graça aconteceu, pois só amamos o que conhecemos!

Caríssimos, desde então, a graça da Mãe do meu Senhor inundou o meu coração e a minha mente de alegria, e rezar, recitar os mistérios do Terço, tornou-se um momento muito agradável porque para mim é como estar na casa da Sagrada Família de Nazaré e dialogar com Ela... 

Com o coração e a mente em prece, acolhamos a Palavra do Senhor, a 
Anunciação do Nascimento de Jesus, que  é a Primeira Dezena dos Mistérios Gozosos da nossa Salvação,  narrada por Lucas:

'Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”'
                                                            

'Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.'

'Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”.'

'Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.’ Lucas 1,26-38

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, que confiastes a Maria - Nossa Senhora do Rosário, a concepção e a guarda de vosso amado Filho e o zelo pela Sagrada Família de Nazaré, ajudai as mães a serem sinais de amor e santidade em suas famílias, testemunhando o amor e a graça de Deus em Maria ao mundo!

Maria, Mãe de Jesus e Nossa - Senhora do Rosário, que quisestes ficar sempre muito perto de nós e em vosso colo nos embalas como criança desmamada no colo materno– Sl 131, cuida de nós Mãe como cuidastes de vosso amado Filho Jesus!

Maria, Mãe de Jesus e nossa – Senhora do Rosário, assim como Nosso Deus e Pai nos consola, consola Mãe os corações tristes, aflitos e atribulados – Is 66,10s, que procuram no Senhor e em vós Mãe, consolação e conforto para suas dores e sofrimentos!

Santa Maria , mãe de Deus – Senhora do Rosário, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!

       
Brasília-DF., 07 de outubro de 2015
                 Ana Miranda Bessa


         

Nenhum comentário:

Postar um comentário