5.10.15

O BOM SAMARITANO - LUCAS 10,25-37 - REFLEXÃO DIÁRIA





‘Fazer-se próximo é procurar ser um apoio para os outros, praticar o bem e assistir os necessitados. O cristão não pode eximir-se da missão diária de seguir o exemplo do bom samaritano. ’
Liturgia

Mas sabemos que até no meio familiar e na comunidade em que vivemos isto pode não acontecer, porque não conhecemos o interior das pessoas e muitas vezes nos enganamos com elas que acreditávamos tivessem a mesma sinceridade e amizade que temos para com elas, mas que elas, não têm para conosco!

Amar ao Senhor Nosso Deus e Pai de todo o nosso coração, de toda alma, com toda força e inteligência e ao nosso próximo como a nós mesmos, é o que o Senhor nos pede, mas aliadas a esse amor, estão a compaixão e a misericórdia, exercidas e exemplificadas pelo cuidado e atenção do bom samaritano, como narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”'

'Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!”'
                                             

'Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”'

'Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.'

'Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.'

'Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.'

'E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.' 

Lucas 10,25-37

A atitude e os cuidados do bom samaritano para com o homem ferido, quase morto, tirando-o do chão, cuidando-lhe as feridas, dando-lhe o conforto de uma hospedaria, uma pensão, até que se recuperasse, porque ele ia adiante, mas voltaria..., é o cuidado e a atenção que Nosso Deus e Pai, quer que cada um de nós tenhamos para com as pessoas, que buscando uma vida mais digna compartilhada, não sejam espezinhadas, traídas pelas nossas falsidades
e mentiras, nem pela nossa indiferença e egoísmo..., que Deus nos livre e guarde - Is 16,5!

Pai Santo, Pai amado que a nossa resposta à necessidade do próximo se concretize sobre o fundamento de ação para o bem em tudo que realizemos no nosso dia-dia...O nosso algo mais!

Sim Pai Amado, fazer o nosso algo mais sem esperar retorno, elogios, gratidão... Como se diz: ‘fazer o bem, sem ver a quem’ e a parábola do bom samaritano se encaixa perfeitamente no vosso ensinamento! Graças Pai Santo!

Ajude-nos Pai em Cristo Jesus a amarmos todas as pessoas que venham ao nosso encontro ou que encontremos em nosso caminho, ‘para que sejamos mais sensíveis aos sofrimentos e angústias’ dos que necessitem de ajuda, amém!

Maria, Mãe de Jesus e nossa que esperando o Senhor em seu ventre, foi ajudar sua prima Isabel também grávida – Lc 1,36.39-40.56, ajuda-nos Mãe, para que como a Senhora, compreendamos as necessidades dos nossos irmãos e os auxiliemos, amém!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja Louvado!

       Brasília-DF., 05 de outubro de 2015
             Ana Miranda Bessa


                 

2 comentários: