10.2.16

A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM - MATEUS 6,1-6.16-18 - REFLEXÃO DIÁRIA













Cada um de nós tem um jeito, uma maneira de dizer sobre o estado do clima, como tempo ruim para quando está muito quente, muito frio ou muito chuvoso e etc..., e também, sobre si mesmo, como ‘vou indo, mais ou menos, vivendo...

Tão diferente, é quando dizemos simplesmente e com autoridade que está chovendo muito... está muito quente ou muito frio sem adjetivações negativas, porque tempo é tempo, faz parte da natureza... Cada tempo é um tempo nos diz Eclesiastes 3 e a forma de como o vivenciamos, reflete a nossa intimidade com o Criador de Tudo, e aqui está a beleza pujante da vida abundante que pulsa e se renova que Nosso Deus e Pai nos agracia diariamente!

Vivemos o tempo do carnaval... A partir desta Quarta - Feira de Cinzas, viveremos o Tempo Quaresmal e a Campanha da Fraternidade Ecumênica... A Igreja do Senhor nos convida a voltarmo-nos para o Senhor e durante os quarenta dias que nos separam da grande Festa da Páscoa da Ressurreição de Jesus, devemos meditar que somos cinzas, pó ficaremos, mas Ressuscitaremos!  O pó, é a carne que se esvai, mas 'a veste da carne que é a Alma', esta, é acolhida pelo Pai Eterno e com Ele estará para todo o sempre: é o mistério, o grande mistério, que Jesus se nos revelou a nós quando da sua Ressurreição – Jo 20.21.

E neste tempo favorável do Senhor, Tempo Quaresmal, o mesmo Senhor nos exorta à conversão pela Oração, Jejum e Esmola. Acolhamos a Palavra de Salvação de Nosso Senhor Jesus Cristo, narrada por Mateus:

' Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
              
                           

Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. Mateus 6,1-6.16-18.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Como já nos profetas, o apelo de Jesus à conversão e à penitência não visa em primeiro lugar às obras exteriores, “ o saco e a cinza”, os jejuns e as mortificações, mas à conversão do coração, à penitência interior. Sem ela, as obras de penitência continuam estéreis e enganadoras: a conversão interior, ao contrário, impele a expressar essa atitude por sinais visíveis, gestos e obras de penitência - Jl 2,12-13; Is 1,16-17; Mt 6,1-6.16-18.’ CIC 1430.

Caríssimos, voltemo-nos ao Senhor da Vida, abramos o nosso coração, arrependamo-nos dos nossos pecados, ajudemo-nos mutuamente um ao outro, com amor fraterno, porque a Misericórdia de Nosso Deus e Pai é Infinita e a nossa recompensa, nos será dada por Ele... Estamos no Tempo Favorável do Senhor, é a hora, é o dia da Salvação!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor porque nos dás o entendimento e a aceitação da vossa vontade para cada um de nós, mas aumenta em nós faze-la mais e mais, para que sejamos misericordiosos como o Senhor é Misericordioso, possibilitando-nos e disponibilizando-nos sempre, especialmente, quanto às obras de Penitência e de Caridade -1Cor 13,  para que nos convertamos e creiamos no Evangelho, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dígnos das promessas de Cristo!
Amém!

Brasília-DF., 10 de fevereiro de 2016
        Ana Miranda Bessa


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário