26.2.16

OS AGRICULTORES ASSASSINOS - MATEUS 21,33-43.45-46 - REFLEXÃO DIÁRIA












Quando meu marido e eu levamos nossa netinha de cinco anos para a escola, ela pede que eu lhe conte histórias, e a Bíblia Sagrada é rica em histórias com exemplos para o nosso dia a dia... Ainda pequenina, demos-lhe a Bíblia para Crianças com desenhos do Maurício de Sousa e a historinha que mais a interessou, foi a história de Samuel, quando o Senhor lhe chamou e ele levantava , indo até o sacerdote Eli, pensando que fosse ele que o chamava – 1 Sm 3.

Contamos também para ela a história de Abraão, Davi, Salomão, e a que mais a fascina é a dos sete filhos de Macabeus.

Neste ano, o seu irmão de hum ano e meses, está no Maternal da mesma escola da irmã, e ontem, levando-os para lá, ela me pediu para contar uma história... Falei de Tobit e Tobias com o Anjo Rafael, e ela me ouvia muito interessada ... Gostou da história e o irmãozinho que estava sentado na sua cadeirinha, - eu o olhava pelo espelho –  me escutava docilmente...

As historinhas que minha Mãe me contou na minha infância, eu as tenho até hoje na memória e isto, fez-me lembrar Jesus... Ele ensinava os seus discípulos, os mestres da Lei, fariseus e as multidões através de parábolas que ajudam na fixação dos fatos e Jesus, contava tudo aquilo que fariam com ele, e o fizeram!

Acolhamos a Santa Palavra de Deus, que por sua graça e amor, em Jesus Cristo,  estendeu à nos, a Salvação:

'Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: “Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.

Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
                              


Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá fruto.

Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.’ Mateus 21,33-43.45-46.

Diz-nos a igreja do Senhor: ‘ A Igreja é a lavoura ou campo de Deus - 1 Cor 3,9. Nesse campo cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas e na qual foi feita e se fará a reconciliação dos judeus e dos gentios –Rm 11,13-26. Ela foi plantada pelo celeste Agricultor como vinha eleita – Mt 21,33-43. Cristo é a verdadeira Vide, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que pela Igreja permanecemos nele, e sem o qual nada podemos fazer – Jo 15,1-5’. CIC 755

Pai Santo, queremos transmitir, irradiar o vosso amor e a vossa misericórdia através de nossas palavras, gestos e ações aos irmãos, em todas as circunstâncias, porque vemos e escutamos muita indiferença ... O rico que não quer compartilhar quando lhe pedem ... O pobre que disfarça de mendigo... O político e o empresário que em benefício próprio, praticam a corrupção, em detrimento de muitos... O vinhateiro que mata... A mentira que querem transformar em verdade, e etc., etc.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, cura-nos, liberta-nos Senhor de toda inveja e livra-nos, proteja-nos dos invejosos! Fortalecei-nos Senhor para que nos comprometamos com a verdade, a justiça e a paz. Nós vos louvamos, bendizemos e glorificamos, nossa rocha forte, nosso refúgio e fortaleza! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que’ firmemos as nossas famílias na fraternidade, na harmonia e no entendimento.’ Amém!

Brasília-DF., 26 de fevereiro de 2016

     Ana Miranda Bessa

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário