22.2.16

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO - MATEUS 16,13-19 - REFLEXÃO DIÁRIA








Hoje a Igreja do Senhor festeja a Cátedra de São Pedro. Os antigos romanos, neste dia, comemoravam seus falecidos em torno de uma "cátedra" - cadeira vazia, reservada ao defunto. Testemunhada desde o século 4º, a festa salienta a missão atribuída a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja. Liturgia

Nosso Deus e Pai sempre teve um carinho e cuidado especiais para conosco seus filhos amados ao designar pessoas de bem para liderar nossos ancestrais, o seu povo, até que nos enviou Jesus Cristo, o seu próprio Filho! – Jo 3,16.

Dentre outros, João Batista foi enviado para preparar o caminho de Jesus Cristo– Mt 3. Quando João Batista, na prisão, ouvindo falar das obras de Jesus enviou-lhe alguns de seus discípulos para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de de vir, ou devemos esperar outro?” Jesus confirmou, ser Ele! Mt 11,2-6.

Como cristãos católicos, aprendemos com nosso Deus e Pai, e com a Igreja, a termos o mesmo cuidado com nossos filhos... Mas, é necessário uma correspondência de amor e confiança recíprocas, entre as partes... Assim como Nosso Deus e Pai tem carinho e cuidados e os demonstra para nós,  nós, temos o entendimento de convidarmos, regra geral, familiares, para batizarem os nossos filhos, porque para nós, os Padrinhos serão seus segundos pais, se viermos a falecer e eles estejam ainda pequenos...

Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, é multiplicador de dons e assim Jesus Cristo fez ao delegar a Pedro, o cuidado para com o seu povo e a sua Igreja, conforme a narrativa de Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
                                               

                               
Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.' Mateus 16,13-19.

Diz-nos a igreja do Senhor: ‘A Igreja é apostólica: está construída sobre fundamentos duradouros: “Os doze Apóstolos do Cordeiro” – Ap 21,14; ela é indestrutível – Mt 16,18; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa através de Pedro e dos demais apóstolos, presentes nos seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.’ CIC 869

‘Conferindo aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados, o Senhor também lhes dá autoridade de reconciliar os pecadores com a Igreja. Esta dimensão eclesial de sua tarefa exprime-se principalmente na solene palavra de Cristo a Simão Pedro: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” – Mt 16,19. “O múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos apóstolos, unido a seu chefe – Mt 18,18; 28,16-20; LG22. CIC 1444.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, nós vos louvamos, vos bendizemos e vos glorificamos porque nos ama com amor eterno – Jer 31,3; Jo 3,16; 16,27; 1Jo 4,7s ; tem compaixão de nós e se faz misericordioso e compassivo para conosco – Sl 103,8; tem cuidado de nós , nos acolhe e nos educa – Hb 12,5s! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Deus de amor e de bondade, em Cristo Jesus, ‘lembrai-vos, Senhor da vossa Igreja:

- Confiastes a missão aos apóstolos; dai aos ministros da Igreja ser fiéis administradores dos vossos mistérios.

- Sois o pastor que nos conduz; dai ao papa Francisco alegria e esperança na condução do rebanho a ele confiado.

- Enviastes vosso Filho ao mundo para evangelizar; fazei que o evangelho chegue a todos os povos.

- Cristo é o fundamento da Igreja; fazei dos cristãos pedras vivas dessa edificação e testemunhas de vosso Filho.

- Prometestes-nos a coroa permanente da glória; concedei a luz eterna a todos os que partiram desta vida.’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe a ’ termos um coração generoso e bom e a deixarmo-nos conduzir pelo Senhor', sendo-lhe fiéis e testemunhando-o em todas as circunstâncias, como Senhor das nossas vidas! Amém!

Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2016
        Ana Miranda Bessa



             

Nenhum comentário:

Postar um comentário