17.2.16

O SINAL DE JONAS - LUCAS 11,29-32 - REFLEXÃO DIÁRIA








A Palavra de Deus nos incentiva à fé, à esperança, e nos impulsiona à alegria quando nos diz, dentre outros, que o justo viverá pela sua fidelidade – Hab 2,4, porque o nosso Deus, como Pai compassivo, amoroso e misericordioso que É, sempre acolherá um coração arrependido- Sl 51.

O desejo de Nosso Deus e Pai, a exemplo de Israel, é o de nos congregar em uma grande família – Jer 31s. Somos da família de Deus - Mc 3,31; Ef 4,6. Nós e a nossa casa acreditamos e confiamos no Senhor - At 16,31!

Jesus, no evangelho de hoje, queixa-se daquela geração, qualificando-a como uma geração má, para a qual nenhum sinal lhe será dado, e assim, coube a essa geração a profecia de Isaías que diz: ‘ Certamente haveis de ouvir, e jamais entendereis. Certamente haveis de enxergar, e jamais vereis. Porque o coração deste povo se tornou insensível...’. Mt 13,14-16.

Acolhamos a Palavra de Jesus, sinal da nossa salvação e libertação, narrada por Lucas: 

                                    

' Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.’ Lucas 11,29-32.

Os ninivitas acreditaram na palavra de Jonas, arrependeram-se e Deus lhes concedeu a sua graça – Jonas 3,1-10.

Jesus é o filho muito amado do Pai que conhece os corações, e me fez lembrar São Paulo! São Paulo, como Saulo de Tarso, foi perseguidor ferrenho dos cristãos, mas a sua fidelidade a Deus, chamou a atenção de Jesus Ressurreto, que foi ao seu encontro, e de forma inusitada se apresentou a Saulo, para que este o conhecesse...

E Saulo, passou a ser Paulo, vida nova em Cristo – At 9; 2 Cor 5,17. Paulo, detido em Cesaréia, mas feliz - At 26, dá o seu testemunho de fidelidade cristã em discurso ao rei Agripa e Berenice, junto com os tribunos e as personalidades importantes da cidade – At 26.

Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, quer que sejamos felizes,  participemos de sua alegria e dentre tantos testemunhos, temos Tobit – Tb 13,8., Zc 2,14; Hab 3,18; João Batista – Lc 1,44; Jo 3,29; Abraão – Jo 8,56; Fl 4,4; 2 Cor 1,24; 1 Pd 3,15; At 2,46; a notícia do Anjo às santas mulheres no sepulcro vazio e a aparição de Jesus Ressurreto, que lhes diz ; “Alegrai-vos” - Mt 28,1-10.

Deus é Pai, Abba! Paizinho!, que nos ama com amor eterno – Jer 31,3; Jo 3,16, tenhamos isto sempre em nossa mente!   Pai, que vosso Espírito Santo nos dê olhos de ver e enxergar, ouvidos de ouvir e entender, e o discernimento para compreendermos e entendermos os vossos sinais em nossas vidas, e assim, possamos fazer a vossa vontade!

E nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, é compassivo e misericordioso além da nossa compreensão, do nosso entendimento e expectativas!  Para ser Sinal Diário em nossas vidas – porque está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20 ,instituiu a Santa Eucaristia como Memorial de sua presença conosco – Lc 22,19-29, fortaleza na nossa caminhada rumo ao Pai e ao seu Reino de Amor! 

Caríssimos, tem mais, alegremo-nos: a Paz está conosco! Somos uma geração abençoada, acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor Jesus Cristo e na Sua Palavra ! E porque não vimos Jesus Cristo, mas acreditamos Nele, Jesus Cristo nos proclama e nos conclama para que sejamos felizes, porque não vimos mas cremos, e assim temos a Vida em seu nome! – Jo 20,24s. Ó, Glória! Graças, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe a voltarmo-nos ao Senhor, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, salvador da humanidade. Amém!

Brasília-DF.,17 de fevereiro de 2016
      Ana Miranda Bessa



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário