12.2.16

SOBRE O JEJUM - MATEUS 9,14-15 - REFLEXÃO DIÁRIA








As leis e normas são feitas para que se pratique a justiça, e o direito se estenda a todos!

Assim como as leis humanas disciplinam a vida em sociedade, as leis e normas divinas disciplinam a vida espiritual daqueles que creem, confiam e esperam no Senhor Deus!

A uma pergunta sobre o jejum dos discípulos de João Batista feita à Jesus, Jesus lhes dá a resposta, justificando o comportamento dos seus discípulos, conforme nos narra Mateus, no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?

                                     
                              
Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.  Mateus 9,14-15.

‘ À prática rigorista exterior da Lei, Deus prefere os sentimentos íntimos do coração sincero e compassivo... Os discípulos de João Batista, como também os fariseus, praticavam jejuns supererrogatórios, a fim de, por sua piedade, apressar a vinda do Reino’.*

‘O noivo é Jesus, cujos companheiros – a comitiva nupcial – não podiam jejuar, porque com ele os tempos messiânicos haviam começado.’
* Rodapé Bíblia

‘Para os cristãos, o jejum é expressão do desejo de conversão, sinal de solidariedade e de partilha e proposta de justiça. Aprendemos do próprio Jesus o jeito e o momento certo de jejuar.’ Liturgia


Caríssimos, aprendi que como a Oração  nos faz mais próximos do Senhor, e assim a experiencio diariamente,  o jejum nos faz senhores de nossos limites e quando o praticamos, é como um louvor agradável ofertado ao Nosso Deus e Pai, porque estaremos fazendo a sua vontade e o fazemos com alegria, porque o sustento e a fortaleza, procedem Dele!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, quereis de nós um coração bondoso e misericordioso... Suscitai em nós Senhor a vossa força... Queremos ser agradáveis a vós; venha Senhor em socorro da nossa fraqueza! Dai-nos Senhor, sabedoria para discernirmos a vossa vontade, para que o nosso ‘ jejum adquira sentido em conjunto com as obras de caridade e com a prática da justiça, sem as quais não haverá vida em Cristo.’! Abençoa-nos Senhor, com a vossa luz e graça! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe, a termos um coração afetivo e dócil para acolhermos a Palavra do Senhor, compartilhando o que temos com os irmãos ’ sem condições de prover o próprio sustento.’ Amém!

Brasília-DF., 12 de fevereiro de 2016
      Ana Miranda Bessa



               


Nenhum comentário:

Postar um comentário