4.2.16

MISSÃO DOS DOZE - MARCOS 6,7-13 - REFLEXÃO DIÁRIA








  

Quando uma pessoa falha conosco, mas arrependida, pede uma segunda chance, sempre lhe é concedida uma nova oportunidade para recuperação ou ressarcimento daquilo que foi objeto do que a ocasionou.

Penso que Nosso Deus e Pai ao enviar Jesus, seu Filho amado – Jo 3,16, está dando a seu povo muito amado, uma segunda chance, para que todos se salvem... Jesus voltará, quando então, a Justiça e a Misericórdia de Deus resplandecerão na nova e eterna Jerusalém celeste – Ap 21.22.

‘Como um pai tem piedade de seus filhos, nosso Deus e Pai tem compaixão dos que o temem - Gn 18,16-33 - , porque sabe de que é que somos feitos e não se esquece de que somos pó’ – Sl 103,13-14.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina através de sua Palavra Eterna – Jo 6,68, como ensinava os seus apóstolos. Jesus, como o Pai com os Patriarcas, é próspero e generoso e para que a sua salvação chegue a todos, ele multiplica as ações do Pai , estendendo-as aos seus apóstolos e a cada um de nós que queira servir e assim contribuir com o seu Reino de Amor.

A Missão dos apóstolos além de curar e libertar de todo mal, é de propor a salvação para o Reino que está chegando, mas Jesus é firme e enfático ao dizer que se 'não forem bem recebidos, nem quiserem escuta-los', depreende-se de que aqueles que assim tiverem procedido, não terão uma segunda chance – Mc 6,11.

Com a mente e coração abertos e receptivos, acolhamos a Palavra que nos salva, narrada por Marcos: 
                                                

 'Naquele tempo, Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.

Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.' Marcos 6,7-13.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Cristo convida seus discípulos a segui-lo tomando cada um sua cruz – Mt 10,38. Seguindo-o, adquirem uma nova visão da doença e dos doentes. Jesus os associa à sua vida pobre e de servidor. Faz com que participem de seu ministério de compaixão e de cura: “Partindo, eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos” – Mc 6,12-13. CIC 1506

Quanto a unção com óleo, ensinado por Jesus, ‘A Igreja crê e confessa que existe, entre os sete sacramentos, um sacramento especialmente destinado a reconfortar aqueles que são provados pela enfermidade: a Unção dos Enfermos:

Esta unção sagrada dos enfermos foi instituída por Cristo nosso Senhor como um sacramento do Novo Testamento, verdadeira e propriamente dito, insinuado por Marcos – Mc 6,13, mas recomendado aos fiéis e promulgado por Tiago, Apóstolo e irmão do Senhor – Tg 5,14-15.’ CIC 1511

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, unge-nos Senhor com o vosso Santo Espírito e nosso corpo, alma e espírito, regozijar-se-ão em alegria no Senhor! Graças, Senhor!

Nós vos acolhemos em nossos corações, em nossas vidas, em nossas casas; onde quer que nós estejamos, é junto a vós Senhor que nós queremos estar! Só vós Senhor tens palavras de vida eterna ! Sois o Caminho, a Verdade e a Vida o dissestes, e, cremos, confiamos e esperamos em vós, Senhor! – Jo 14,6! Graças, Senhor ‘O Emanuel’ –  Mt1,23, ‘Deus Conosco’, todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Ó, Glória! Graças, Senhor!

Pai Amado e misericordioso, em Cristo Jesus, ‘derramai, Senhor, vosso Espírito: sobre a Igreja e seus ministros; sobre os missionários e os agentes de pastoral; sobre nossos governantes e seus auxiliares; sobre os idosos, os doentes e os abandonados; sobre nossa comunidade e nossas famílias.’ Amém!
Liturgia

Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para acolhermos com alegria o Senhor e os irmãos que o anunciam! Amém!

Brasília-DF., 04 de fevereiro de 2016
          Ana Miranda Bessa

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário