9.2.16

JESUS E AS LEIS DA PUREZA : TRADIÇÕES HUMANAS - MARCOS 7,1-13 - REFLEXÃO DIÁRIA













Tenho uma amiga muito querida que é filha única e seus pais estavam em idade avançada... O pai faleceu primeiro e por longos anos ela cuidou da mãe que ficara cega e ela o fazia com muito carinho, atenção e amor! Penso que ela devia ter recebido muita ternura de seus pais,e assim se doava a eles de coração,  a ponto de renunciar a uma vida conjugal...

A mãe foi ao encontro do Pai, quando a minha amiga então conheceu o amor de sua vida e hoje, ambos vivem harmoniosamente! Deus a recompensou, graciosamente!

Maria, Mãe de Jesus e nossa , grávida de Jesus, ao saber que Isabel sua prima, também, por ação de Deus concebera seu primeiro filho, na velhice, foi ajuda-la... Lc 1,36-56.

Nosso Deus e Pai quer de nós amor e misericórdia para com os nossos pais, irmãos – Mt 22,34s, e é vital para nós o temor de Deus, porque longe do que é o medo, “... é glória e honra, alegria e coroa de exultação; alegra o coração, dá contentamento, alegria e vida longa, é dom que vem do Senhor...’ Eclo 1,11-13. Alegria, alegria, alegria, como João Batista exultou no ventre de sua mãe – Lc 1,44.

Honremos o Senhor Nosso Deus e Pai com a boca, o coração, o corpo, a alma e o espírito, alegre e sinceramente,e amemos a todos,  porque é para isso que Jesus nos exorta no Evangelho de hoje, narrado por Marcos:

'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
                                      

Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.’ Marcos 7,1-13.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ O quarto mandamento lembra aos filhos adultos suas responsabilidades para com os pais. Enquanto puderem, devem dar-lhes ajuda material e moral, nos anos da velhice e durante o tempo de doença, de solidão ou de angústia. Jesus lembra este dever de reconhecimento – Mc 7,10-12; Eclo 3,2-6.12.16.’ CIC 2218.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, dai-nos Senhor um coração puro. Coração manso e humilde como o vosso coração – Mt 11,28-30! ‘Que vos agrade Senhor, as palavras de nossa boca e o meditar do nosso coração, sem trevas em vossa presença, Deus Pai, nosso rochedo, redentor nosso – Sl 19,15’. Pai Santo, ‘ensina-nos o caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e delícias à vossa direita, perpetuamente – Sl 16,11’! Amém! Graças Pai, glórias e louvores á vós, Senhor!

Pai amado em Cristo Jesus, ‘nós vos pedimos:
- Ajudai-nos a distinguir vossos mandamentos das tradições humanas.
- Abençoai nossas famílias e protegei-as da discórdia e da desunião.
- Guardai especialmente as crianças e os idosos das ciladas da maldade humana. ‘ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a nos ‘moldarmos pela Palavra do Senhor, que nos aponta os verdadeiros valores do reino.’:o  amor e a misericórdia!  Amém!


Brasília-DF., 09 de fevereiro de 2016
       Ana Miranda Bessa



                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário