23.2.16

ADVERTÊNCIA A RESPEITO DOS ESCRIBAS E DOS FARISEUS - MATEUS 23,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA









Conheci pessoas que ora se apresentam como humildes, compungidas, ora, expressam-se verbalmente como ‘pessoa simples’, mas as pessoas verdadeiramente humildes e simples, o são naturalmente e nelas se vislumbra a face de Cristo. Elas se distinguem das demais não por si mesmas, ou pelo que dizem ser, mas pelas pessoas que convivem com elas e as reconhecem como pessoas coerentes, autênticas...

Jesus no Evangelho de hoje narrado por Mateus, ensina aos seus apóstolos e às multidões, a que pratiquem a Lei interpretada pelos mestres da Lei e os fariseus, mas que não imitem as suas ações, acolhamos a Palavra que nos salva:

                                      

' Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. Mateus 23,1-12.

É divina a responsabilidade dos pais e por isso, autêntica! Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Chamados a dar a vida, os esposos participam do poder criador e da paternidade de Deus – Ef 3,14; Mt 23,9. “Os cônjuges sabem que, no ofício de transmitir a vida e de educar – o qual deve ser considerado como missão própria deles -, são cooperadores do amor de Deus criador e como que seus intérpretes. Por isso desempenharão seu múnus com responsabilidade cristã e humana “.’ CIC 2367.

Caríssimos, se amamos Jesus Cristo, esse amor, o estendemos também a tudo e a todos, e onde existe o amor, não tem lugar para a mentira, a hipocrisia, a dissimulação, o ciúme, a vaidade, o egoísmo... Quando amamos verdadeiramente, somos felizes e queremos que todas as pessoas sejam felizes e como Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, multiplicamos os bens e os dons que Ele mesmo nos concede aos nossos irmãos, naquilo que Jesus mesmo nos disse, quem tem, terá mais ainda – Lc 19,26; Mt 13,12!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, 'ouvi-nos e atendei-nos:

- Vós, Senhor que fostes servo fiel, firmai a Igreja na humildade e na disposição para o serviço generoso.

- Vós que sois nosso guia, conduzi as autoridades no caminho da simplicidade e da defesa dos mais fracos.

- Vós que julgais a causa do órfão e defendeis a viúva, ajudai-nos a nos pôr ao lado dos pobres na luta por direitos e dignidade.

- Vós que sois sabedoria, concedei-nos viver com maior retidão as práticas quaresmais.

- Vós que sois nosso mestre, ensinai-nos a superar toda hipocrisia e viver com sinceridade.' Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que tenhamos um novo espírito e um novo coração, imersos no amor e na misericórdia do Pai ! Amém 

Brasília-DF., 23 de fevereiro de 2016
       Ana Miranda Bessa


             

Nenhum comentário:

Postar um comentário