7.2.16

VOCAÇÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS. PESCA MILAGROSA - LUCAS 5,1-11 : 'CHAMADOS POR GRAÇA DE DEUS' - REFLEXÃO DO PASTOR













'A Liturgia da Palavra leva-nos a refletir sobre a nossa vocação, ressaltando que somos chamados por graça de Deus e por ele sustentados na missão, conforme as narrativas da vocação do profeta Isaías (I Leitura) e dos discípulos (Evangelho), assim como, o testemunho de S. Paulo (II Leitura). O chamado é iniciativa de Deus; é sinal de sua misericórdia e fruto de sua graça. Ultrapassa os méritos ou capacidades de quem o recebe. “É pela graça de Deus que sou o que sou”, testemunha Paulo ( I Cor 15,10). É Deus que purifica e sustenta os que chama e envia em missão, conscientes dos próprios pecados e limitações. Isaías se reconhece “homem de lábios impuros” (Is 6,5) e Simão Pedro se declara “pecador” diante de Jesus (Lc 5,9). 

                                                 

Contudo, a experiência da misericórdia e da graça do Senhor leva o profeta a dizer “Eis-me aqui! Envia-me!” e os discípulos a “deixarem tudo e seguir Jesus”, sem medo. Hoje , somos todos chamados por Deus a seguir a Cristo nas diversas vocações que ele distribui na Igreja. Sabedores de que somos chamados por graça de Deus e sustentados pela sua graça, procuremos corresponder ao chamado com gratidão, responsabilidade e confiança. Por isso, agradeça a graça de sua vocação e procure ser fiel, refletindo sobre como tem sido a sua vida cristã. Ninguém se acomode, nem jamais desanime. É preciso “avançar para águas mais profundas”.

Nestes dias em que tantos buscam a alegria, sem Deus, nós encontramos na Eucaristia a fonte da alegria duradoura, dom de Deus. Somos chamados a testemunhar e a compartilhar, com simplicidade e coragem, a alegria de seguir a Cristo. Ninguém se envergonhe de ser cristão, nem desista de praticar o bem! Hoje, diante dos desafios, é preciso reaprender a lição que o Evangelho nos transmite. Simão, que era pescador experiente, não via razão para continuar a pesca; porém, ele se dispõe a lançar as redes, por causa da palavra de Jesus, por confiar nele. Ao invés de desistir de “lançar as redes”, é preciso avançar, seguindo em frente, com fé em Jesus Cristo, confiando em sua palavra. Nunca desistir do caminho do bem e da verdade, mas permanecer fiel a Cristo.

Estaremos iniciando a Quaresma no próximo dia 10, quarta-feira de Cinzas. Vamos iniciar um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Por isso, a quarta feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência. Em todo o Brasil, na mesma ocasião, será também lançada a Campanha da Fraternidade, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). A Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a vivenciar o tempo quaresmal, especialmente a caridade e a justiça, nos âmbitos pessoal, comunitário e social.'

    A PALAVRA DO PASTOR

   CHAMADOS POR GRAÇA DE DEUS
           Dom Sergio da Rocha
       Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 07 de fevereiro de 2016
   Ana Miranda Bessa



                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário