15.2.16

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES - MATEUS 25,31-46 - REFLEXÃO DIÁRIA












Sábado, dentre outros, meditamos sobre a importância do aprendizado em nossas vidas, e quando participamos por uma vaga de trabalho em um concurso honesto, a bagagem intelectual e experiências que trazemos necessita ser atualizada para que aumente as nossas possibilidades de sairmos vitoriosos na disputa competitiva, sendo que o mesmo acontece com os participantes de maratonas, jogos olímpicos e etc...

Nosso Deus e Pai nos ama com amor eterno – Is 54,8; Jo 3,16, quer que sejamos vitoriosos e estejamos com Ele em sua glória e para isso nos enviou Anjos, Profetas, Jesus, e Jesus enviou primeiramente doze apóstolos, depois mais setenta e dois discípulos,  papas, missionários..., para nos ensinar o que é o amor e o que Ele quer para nós, seus filhos amados!

No nosso dia a dia, podemos experimentar esse amor de Deus que nos une à Ele, através da nossa família, os nossos mais próximos - Rm 13,8-10 e Ele pede que estendamos esse amor aos irmãos mais necessitados que sofrem... Sinto que é o amor, a prática, o exercício desse amor para com Deus e com os nossos semelhantes,  a nossa senha de entrada para o seu Reino, sem a qual, poderemos ser ‘separados dele’, como nos relata Mateus no Evangelho de hoje:
   
                                   

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos.Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.' Mateus 25,31-46.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18; 7,22. Declara-os bem-aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos – Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome - Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede – Jo 4,6-7; 19,28 e a indigência – Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46.’ – CIC 544

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, socorre-nos, nós vos pedimos! Vinde habitar em nossos corações para sermos vossas ovelhinhas e docilmente, seguirmos sempre a vossa voz! Vem Senhor Jesus, Sol da Justiça que brilha para todos... Ajuda-nos Senhor, a amarmos o Pai com amor total e ao nosso próximo como a nós mesmos – Mt 22,34, exercendo para com eles, de forma ativa e efetiva, a solidariedade, a fraternidade e a misericórdia, agradáveis ao Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que estejamos bem atentos aos irmãos pobres e marginalizados que necessitem da nossa ajuda e acolhimento, amém!


Brasília-DF.,15 de fevereiro de 2016
       Ana Miranda Bessa


           





Nenhum comentário:

Postar um comentário