24.2.16

TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. PEDIDO DA MÃE DOS FILHOS DE ZEBEDEU - MATEUS 20,17-28 - REFLEXÃO DIÁRIA








Frequentamos diariamente a Igreja do Senhor para participar da Santa Missa. Em nosso bairro, formamos um grupo de famílias vizinhas para rezarmos o terço por vinte e cinco anos e reuníamos às segundas feiras...

Quando vivemos em comunidade onde professamos a mesma fé, a vida fica mais leve porque podemos compartilhar uns com os outros a nossa necessidade e a necessidade dos outros e juntos, unimos as forças para ajudarmo-nos mutuamente e aos irmãos ou instituições de fora, que sabíamos necessitasse de ajuda ... Ali, sempre havia  anjos bons, dispostos e solidários... Para que isso aconteça é necessário que sejamos acolhidos fraternalmente...

Compartilhar com os amigos e irmãos é também um jeito de prepara-los para uma boa ou má notícia...

Jesus sabia o que Ele iria passar, o comunica aos seus discípulos e os exorta a servir com misericórdia, conforme nos narra Mateus no Evangelho de hoje:
                                  

'Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.

A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,17-28.

Todos nós gostamos do conforto que nos traz segurança e quando existe a iminência de perdermos esse conforto, nosso coração se enche de ansiedade, medo, insegurança e penso, assim aconteceu com a mãe dos filhos de Zebedeu.

Nós que somos pais, queremos o melhor para os nossos filhos e em uma situação instável, queremos a solução 
que os beneficie, o mais rápido possível.

Jesus todos os dias quer nos fortalecer para as situações adversas e difíceis que estamos passando e se coloca à nossa disposição para que o acolhamos na Santa Eucaristia – Lc 22,19-20, porque ele está conosco todos os dias - Mt 28,20 e já preparou-nos um lugar – Jo 14,2.


Santa Maria,  Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que como a Senhora ajudou Isabel e Zacarias, nós também, sirvamos os irmãos ...

Brasília-DF., 24 de fevereiro de 2016
     Ana Miranda Bessa


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário