13.2.16

VOCAÇÃO DE LEVI - LUCAS 5,27-32 - REFLEXÃO DIÁRIA









 O aprendizado é vital e faz parte da formação de todas as pessoas, quer elas estejam em um ambiente primitivo, quer estejam em uma metrópole...

Quando as crianças aprendem a caminhar elas acham que já são independentes e que não necessitam mais dos cuidados dos adultos, mas lá estamos nós para conduzi-las com segurança porque elas ainda não têm noção dos perigos...

Penso que assim somos nós, adultos, quanto à nossa vida espiritual... Achamos que podemos tudo e quando a dor, o sofrimento nos abatem,sentimo-nos impotentes, ficamos sem rumo e sem direção... Nosso Deus e Pai que nos conhece profundamente, sempre nos ensinou pelos seus Anjos e Profetas e neste tempo favorável do Senhor, nos enviou Jesus seu Filho Unigênito .

Jesus veio para nos dizer que temos um Pai bondoso, compassivo e misericordioso que nos ama, nos olha e cuida de cada um de nós, sem distinção de raça , porque todos, somos seus filhos muito amados!

Jesus testemunha perante os fariseus e mestres da lei, que ele veio para nós pecadores que buscamos a nossa conversão, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje: 

 'Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
                      

Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. Lucas 5,27-32.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Jesus escandalizou os fariseus ao comer com os publicanos e os pecadores - Lc 5,30 com a mesma familiaridade de quando comia com eles – Lc 7,36; 11,37;14,1. Contra os que, dentre os fariseus, estavam “convencidos de serem justos e desprezavam os outros” – Lc 18,9; Jo 7,49; 9,34, Jesus afirmou: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” – Lc 5,32. Foi mais longe ao proclamar diante dos fariseus que, sendo o pecado universal – Jo 8,33-36, os que pretendem não necessitar de salvação estão cegos para a sua própria cegueira – Jo 9,40-41.’ – CIC 588.

A vida em Deus é plena! O temor a Deus é 'princípio de sabedoria' e assim na graça Dele caminhamos com alegria no coração... A alegria expressa em Eclo 1,11s, e  em Isaías 58,9b-14 do deleitar-se no Senhor,  é destinada a todos os que seguem o Senhor nosso Deus e Pai!

Estar com Jesus é uma festa! No evangelho de ontem sobre o jejum, Jesus nos dá essa certeza – Mt 9,14-15 ! Levi, no evangelho de hoje, oferece um grande banquete para Jesus, porque imensurável devia ser a alegria de Levi e de seus familiares, e me faz pensar quando Zaqueu recebeu Jesus em sua casa...

Zaqueu, como Levi, também era um pecador e que se arrependeu, e Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa...”. Lucas 19 1-10; também adentrou a salvação na casa de Levi, e assim creio, confio, espero, adentrará em nossas casas, ao acolhermos Jesus Cristo, nosso Senhor e nosso Deus – Jo 20, 19s.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajudai-nos Mãe, a acolhermos Jesus em nossas mentes, em nossas corações e em nossas vidas, para segui-lo e servi-lo, acolhendo a todos, e assim,  participarmos já aqui na terra, da vida plena que Ele quer oferecer a cada um de nós e à nossa família, amém!

Brasília-DF., 13 de fevereiro de 2016
          Ana Miranda Bessa
  

           



Nenhum comentário:

Postar um comentário