1.2.16

O POSSESSO DE GERASA - MARCOS 5,1-20 - REFLEXÃO DIÁRIA











Deus nos fez à sua imagem e semelhança : somos seres espirituais – Gn 1,26s e como um Pai compassivo e misericordioso que cuida de seus filhos, Deus concedeu-nos liberdade com responsabilidade para que vivêssemos sob sua proteção, amparo e guarda, mas a inveja e a desobediência dominaram algumas de suas criaturas,e sob um líder que se tornou maligno, o mal e a morte passaram a reinar no mundo – Gn 3; Sb 2,24; Rm 5,13, Ap 12,8.

A inveja corrói a mente e o coração da pessoa que a abriga, tornando-a amarga, e assim como um coração cheio de amor e de bondade, irradia alegria, luz e paz, o coração invejoso e amargurado de uma pessoa irradia uma força maléfica que  prejudica  não só 
a pessoa objeto de sua inveja, mas  a prejudica também, pela lei de causa e efeito, só que ela não tem consciência disso...

Nosso Deus e Pai tudo criou por amor, mas o mal infelizmente existe ‘...pela opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e o seu Reino!’ CIC 392. ‘A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o princípio” – Jo 8,44... “ Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” – 1 Jo 3,9...’ – CIC 394.

Acolhamos a Palavra Misericordiosa do Senhor, narrada por Marcos : 

' Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro.

Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo.
                                    

Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoniado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região.

Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada— mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoniado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo.

Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoniado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoniado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.’ Marcos 5,1-20.

Jesus cura, Jesus salva, Jesus liberta! A sua misericórdia invade o nosso coração e o seu amor nos resgata, e como o geraseno livre do mal, nós também quereríamos ficar com Jesus, mas Jesus quer que todos saibam que Deus visita o seu povo e por isso, assim como disse àquele homem para que fosse para a casa dele e junto dos seus familiares, lhes anunciasse tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, havia feito por ele, Jesus quer, que cada um de nós, anuncie as suas maravilhas, as multiplique com o nosso testemunho, para aqueles que ainda não o conhecem!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, abençoa-nos Senhor com a vossa luz, graça, unção e envio, e livra-nos Senhor de todo mal e dos maus, da inveja e dos invejosos... Senhor, queremos vos anunciar ao mundo e aos nossos irmãos mais próximos, testemunhando-lhes a vossa misericórdia em nossas vidas e na vida dos nossos queridos!

Maria, Mãe de Jesus e nossa, ajuda-nos Mãe a escutarmos  o Senhor em oração e a respondermos sempre ‘sim’ à sua vontade, amém!

Brasília-DF., 1º de fevereiro de 2016
           Ana Miranda Bessa

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário