18.2.16

O PEDIDO CONFIANTE E A "REGRA DE OURO" - MATEUS 7,7-12 - REFLEXÃO DIÁRIA










Comecei a trabalhar com carteira assinada muito cedo e quando concluí o curso médio como Técnica em Contabilidade, eu fiquei sem trabalho remunerado e nesse tempo uma amiga de outra cidade estava passando uns dias conosco...

Sem dinheiro para fazer vestidos novos e passear domingo no Jardim, ao som da Bandinha no Coreto na década de sessenta, resolvemos sair, em busca de trabalho e íamos de loja em loja, escritório em escritório e eis que encontramos um Escritório de Contabilidade recém inaugurado... Eram dois sócios, que fizeram uma entrevista conosco e já nos contrataram...

Minha amiga e eu, em vista de nossas necessidades, analisamos nossas possibilidades e fomos em busca do que queríamos, tal qual Jesus nos exorta no Evangelho de hoje, narrado por Mateus: 

                                        

' Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”. Mateus 7,7-12.

Penso que a graça acontece em nossas vidas, quando Nosso Deus e Pai, suscita em nosso coração o querer e a Regra de Ouro, nos impele ao querer e fazer comunitário: preciso do outro, o outro precisa de mim... Fazemos o que nos cabe fazer e nosso Deus e Pai, completa a obra começada!

Nosso Deus e Pai quer que nós estejamos intrinsicamente ligados uns aos outros... Como na Oração do Pai-nosso, rezamos: '...perdoa as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido' – Mt 6,12. Portanto: egoísmo, inveja, ciúme, ira, mágoa, ódio, orgulho..., que sintamos pelos outros, impedem que a graça de Deus flua em nossa vida! Como um cano com água suja precisa que toda a água suja seja escoada para dar vez à água limpa, assim devemos fazer ..., esvaziarmo-nos de todos aqueles males – egoísmo e etc., para que Nosso Deus e Pai, venha agir em nós!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, nosso coração é vosso! 'Criai em nós um coração que seja puro, dai-nos de novo a alegria de sermos salvos, e que o vosso Santo Espírito nos sustente' – Sl 51,12.14. Ajuda-nos, Senhor! Venha em socorro de nossa fraqueza... Que nossas palavras, gestos e ações, sejam compartilhados em boas obras para com os irmãos e  testemunhem a vossa ação em nossas vidas! Amém!

Pai amado, misericordioso, 'glorioso, protetor, benevolente, bendito, em Cristo Jesus, ouvi-nos e atendei-nos Senhor:

- Animai a Igreja a crescer na prática da oração e das boas obras.

- Atendei ao clamor dos que vos buscam e invocam a vossa ajuda.

- Olhai pelos povos e países vítimas de guerras e regimes injustos.

- Ajudai-nos a fazer o bem que queremos que nos façam.

- Ensinai os pais e mães a dar sempre coisas boas aos filhos.’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a engrandecermos o Senhor, pelos benefícios que Ele nos concede, cantando jubilosos, com alegria e gratidão o Magnificat, como a Senhora cantou! Lc 1,46-55.

Brasília-DF., 18 de fevereiro de 2016
      Ana Miranda Bessa


                   


Um comentário: