20.2.16

AMOR AOS INIMIGOS - MATEUS 5,43-48 - REFLEXÃO DIÁRIA









‘Deus nos fez e somos seus’! Somos povo santo do Senhor Nosso Deus e Pai – Dt 26,16-19, que nos ensina a caminhar, nos toma pelos braços... – Os 11,3.

Graças ao Nosso Bom Deus e Pai, temos possibilidades e disponibilidades de cultivar alguns cuidados para conosco mesmos, mas a nossa essência flui por graça e vontade do Senhor!

Jesus hoje nos exorta à conversão ao Pai celeste para que sejamos perfeitos como Ele é perfeito. Assim como o nosso corpo, embora tendo muitos membros, funciona em harmonia uns com os outros – 1 Cor 12,12s, devemos estar por Deus, com Ele e Nele, unidos aos irmãos, respeitando-nos mutuamente, porque somos filhos de um mesmo Pai!

Acolhamos a Palavra de Deus que nos comunica a plena verdade, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?

                                  

E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Mateus 5,43-48.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘A Lei evangélica dá pleno cumprimento aos mandamentos da Lei. O Sermão do Senhor, longe de abolir ou desvalorizar as prescrições morais da Lei antiga, dela tira as virtualidades ocultas e faz surgir novas exigências; revela toda a sua verdade divina e humana. Não lhe acrescenta novos preceitos exteriores, mas vai até o ponto de reformar a raiz dos atos, o coração, onde o homem faz a opção entre o puro e o impuro – Mt 15,18-19, onde se formam a fé, a esperança e a caridade e, com elas, as outras virtudes. O Evangelho, deste modo, leva a Lei à plenitude imitando a perfeição do Pai celeste – Mt 5,48, pelo perdão dos inimigos e pela oração pelos perseguidores, seguindo o modelo da divina generosidade – Mt 5,44.’ CIC 1968.

Caríssimos, se formos pensar, olhar e sentir com a mente, os olhos e coração humanos, não alcançaremos vislumbrar a Graça com a qual o Senhor quer nos conduzir ...

Nosso Deus e Pai nos quer livres e felizes e quando libertava o seu povo da escravidão do Egito, o alimentava e saciava a sua sede no deserto – Ex 14-17. Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida – Jo 14,6, nos ensina e nos promete que ‘Como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim de alimenta viverá por mim.’ – Jo 6,57. Maravilha de Deus que nos ama com amor eterno – Is 54,8; Jo 3,16; nos alimenta com a Santa Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo - Lc 22,19-20, e ‘nos comunica a vida que o Filho recebe do Pai’! Ó, Glória! Graças, Senhor!

Com alegria, louvor e júbilo, proclamemos vitoriosos como São Paulo, aos Filipenses 4,13, que ‘Tudo podemos em Cristo Jesus que nos fortalece.’ Eis a nossa confiança! Eis a nossa Fé e a nossa Esperança, porque ´ é feliz quem na Lei do Senhor Deus vai progredindo ‘– Sl 119.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, a cada dia vais abrindo a nossa mente, o nosso coração e todo o nosso ser ao entendimento... Somos um convosco, mas nos separamos de vós todas as vezes que deixamos de amar o outro! Perdão Senhor, Misericórdia! Queremos ser como o sol e a chuva: multiplicar, estender o vosso amor, a todos os irmãos, indistintamente! Queremos ser misericordiosos, como o Senhor é Misericordioso! Graças Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que o Senhor ‘ nos dê a vossa Misericórdia e nos conceda a alegria do vosso Perdão’, amém!

Brasília – DF., 20 de fevereiro de 2016 

       Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário