21.2.16

TRANSFIGURAÇÃO - LUCAS 9,28-36: 'ESCUTAI O QUE ELE DIZ!' - REFLEXÃO DO PASTOR











'A Liturgia da Palavra nos convida a escutar Jesus Cristo, nesta Quaresma, tempo especial de conversão em preparação para a Páscoa. No centro da passagem da Transfiguração encontra-se o convite do Pai para escutar a voz de Jesus Cristo. “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que Ele diz!” (Lc 9,35). Esta é a atitude fundamental a ser cultivada ao longo de todo o ano, especialmente, nesta Quaresma: escutar a voz de Jesus Cristo! Este é o caminho para que a “transfiguração” aconteça na vida das pessoas, das famílias e da sociedade, tantas vezes, desfiguradas pelas situações de pecado e de sofrimento que se abatem sobre tantos. Para isso, precisamos ser discípulos e discípulas que se disponham a subir a montanha “para rezar” (Lc 9,28), conforme ressalta a narrativa e Lucas. A atitude de oração deve caracterizar sempre os discípulos de Cristo, a fim de contemplar o rosto de Jesus transfigurado e fazer a experiência de sua vitória sobre o pecado e a morte. Antes da Transfiguração, Jesus havia feito o anúncio de sua paixão e morte (Lc 9,22), convidando os seus discípulos a tomarem a cruz e segui-lo. A contemplação de Cristo transfigurado deveria animar a fé dos discípulos e prepará-los para a subida do monte Calvário, isto é, para participar da paixão e abraçar a cruz.

                                       
                                                
S. Lucas ressalta ainda que os discípulos subiram a montanha, conduzidos por Jesus Cristo. Ele os “levou consigo” (Lc 9,28). O discípulo não sobe sozinho o monte da Transfiguração; não realiza tal experiência por sua própria conta. “Sobe”, primeiramente, porque o Senhor o “tomou consigo”, isto é, pela gratuidade do amor de Deus. A graça de Deus precede e acompanha a subida.

Nós continuamos a vivenciar a Campanha da Fraternidade, tempo especial de vivência do amor fraterno que nos motiva, neste ano, a dar a devida atenção ao problema do saneamento básico, que é um direito de todos, a ser assegurado pelo poder público, mas que necessita também de iniciativas pessoais e comunitárias. Por isso, cuide da “casa comum”, com responsabilidade, evitando o desperdício de água e de alimentos, não espalhando ou deixando acumular lixo e combatendo o mosquito transmissor de enfermidades como a dengue e o vírus zika. Cuidar da criação e do meio ambiente onde vivemos é compromisso de cada cristão, sinal da fé e do amor que nos une na Igreja.

Aproveite este tempo quaresmal, no Ano da Misericórdia, para buscar o perdão de Deus por meio do sacramento da Reconciliação e, assim, reconciliar-se com Deus e com irmãos, escutando sempre o que o Senhor nos diz!'

    A PALAVRA DO PASTOR
         ESCUTAI O QUE ELE DIZ!
           Dom Sergio da Rocha
          Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 21 de fevereiro de 2016
     Ana Miranda Bessa



                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário