3.8.16

A MULHER CANANÉIA - MATEUS 15,21-28 - REFLEXÃO DIÁRIA







Observando o comportamento humano quando é solicitado a prestar um favor quaisquer que seja, se não há familiaridade ou interesse para ajudar o solicitante, a resposta curta e significativa do ‘não...’ daquele, pode afastar quem lhe pediu...

O ‘não’: de não posso, não quero, não me interessa, não tenho e etc., monossilábico, é o comodismo do não de quem o diz, e quando o escutamos, sentimo-nos diminuídos, mal-amados...

Tão diferente, é um ‘não’ justificado...

O não justificado é misericordioso, e nos pode abrir alternativas que mudam a atitude inicialmente postada de quem o disse, como o foi com a 
mulher cananeia no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                               



'Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”.
Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.'  Mateus 15,21-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Senhor porque  imprimes em nossas mentes e em nossos corações o acolhimento aos irmãos que vêm a nós em busca de ajuda!

Graças Senhor, porque suscitas em nós a compaixão e a misericórdia que nos levam à prática da fraternidade e da solidariedade para que não fiquemos indiferentes às solicitações de nossos irmãos aflitos ou em dificuldades...

Pai Santo, ‘escutai a nossa prece para que:
- A Igreja esteja sempre disposta a amar e acolher a todas as pessoas.
- As Igrejas cristãs se empenhem em valorizar as mulheres.
- A exemplo da mulher cananeia, sejamos vivificados e fortalecidos na fé.
- Os jovens, neste mês vocacional, amadureçam em sua vocação. ’ Amém!
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos os irmãos, ajudando-os em suas necessidades, testemunhando a nossa fé e o infinito e misericordioso amor que o Senhor tem por cada um de nós, amém!

Brasília-DF., 03 de agosto de 2016

       Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário