30.8.16

CURA DE UM POSSESSO - LUCAS 4,31-37 - REFLEXÃO DIÁRIA






Como filhos amados de nosso Deus e Pai, somos corpo, alma e espírito e aprendi que o corpo é a veste da alma e esta, o é do espírito. Quando morremos, perdemos a veste, mas o espírito permanece...

Se o corpo é a veste da alma, aquele é um acessório que será pó, e quanto a alma e o espírito, comprovo esta verdade quando estou pensando algo ...,  é como se existissem dois eus na minha mente, pois enquanto penso A, percebo que  penso B, simultaneamente...

Meditando o Evangelho de hoje, deduzo que a fraqueza da alma pode ser contaminada pelo mal, que a aprisiona, fazendo com que o homem perca a sua dignidade e liberdade, como no Evangelho de hoje, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! ”
                                            



Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.' Lucas 4,31-37.

Jesus Cristo é o Filho amado do Pai – Mt 3,16, 'o Santo de Deus', prometido pelo Pai, ‘ele é justo e vitorioso; espírito de graça e de súplica’ – Zc 9,9;12,10 e esse 'espírito permanece no meio de nós, não temamos' – Ag 2,5; Mt 28,20.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, na graça e na força de vosso Espírito Santo, ‘ilumina-nos Senhor para que o nosso corpo seja todo iluminado como a lâmpada quando ilumina com seu fulgor, afastando de nós as trevas do mal – Lc 11,35-36. Renova-nos Senhor pela transformação espiritual da nossa mente, e reveste-nos Senhor do Homem Novo – Ef 4,24, para que sejamos erguidos como santuário santo, no Senhor... co-edificados para sermos habitação de Deus, no Espírito’. Ef 2,20-22. Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, ‘guardai de todo mal os vossos filhos e filhas e dai-lhes força para viver sempre na vossa graça, e libertai os que sofrem com sentimentos, pensamentos e impulsos desagregadores’, amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que a nossa mente e o nosso coração estejam sempre centrados no Senhor, para vivermos a alegria  e a liberdade de filhos amados do Pai!

         Brasília-DF. 30 de agosto de 2016

                  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário