15.8.16

O JOVEM RICO - MATEUS 19,16-22 - REFLEXÃO DIÁRIA






Diz-se que se conselho fosse bom, seria cobrado... Mas, nestes tempos existem escritórios de assessoria empresarial que orientam as pessoas que aspiram investir em negócios rentáveis e que cobram pelos seus serviços preços significativos... E para quem não conhece o negócio, arrisca a faze-lo sob a orientação daqueles...

Concluído e implantado o projeto, se for bem-sucedido a princípio, não há garantia de que assim será sempre e existem muitas empresas em dificuldades financeiras porque haverá sempre a incerteza da conjuntura econômica, correlacionada com os novos planos governamentais, que interferem diretamente no mercado, afetando os investimentos... Trata-se portanto de um risco...

Que devemos ‘fazer de bom’ perguntou um homem a Jesus e Jesus respondeu-lhe que ‘um só é o bom’, nosso Deus e Pai, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? ” Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos? ” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
                                


O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta? ”Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.' Mateus 19,16-22.

Caríssimos,  como um negócio novo a ser iniciado, 
o Reino de Deus, sem o entendimento divino, torna-se incompreensível para as nossas mentes apegadas ao que conquistamos e consideramos como nosso... Gostamos mais do ‘ter’ do que do ‘ser’ e dar o que conquistamos para os outros, como Jesus quer e deseja para cada um de nós, torna-se difícil para nós que ainda estamos presos aos bens materiais e não aos bens eternos ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor ‘para que tenhamos um coração novo... Ponha Pai, em nosso íntimo espírito novo, tira do nosso peito o coração de pedra e dá-nos, ó Pai, um coração de carne. Pai, ponha no nosso íntimo o vosso espírito para que andemos de acordo com a vossa palavra e a vossa vontade, praticando-as, efetiva e eficazmente em todas as circunstâncias de nossas vidas e assim seremos o vosso povo e vós sereis o nosso Deus’ – Ez 36,26-28.

Pai Amado, sabemos que o que levaremos para junto do Senhor é somente o que vivemos no Senhor e para o Senhor! Ajuda-nos Pai, para estendermos em palavras, gestos e ações a generosidade e a solidariedade, aos nossos irmãos...

Pai, ajuda-nos a entender, que o que temos está a nosso uso e que o Senhor nos dá para nosso usufruto por um tempo aqui .... Sois a fonte de todas as bênçãos e graças em nossas vidas e tudo vos pertence, porque procede de vós! E, como a água do riacho que corre firme e forte no seu leito sem se voltar, sem olhar para trás, ajuda-nos Pai, em Cristo Jesus e na força de vosso Espírito Santo, a apreciarmos os bens temporais que nos dais, mas sem perdermos de vista os bens e os valores eternos que o Senhor dispõem para todos nós, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos ‘ricos para que tenham um coração solidário e disposto a promover a dignidade dos pobres’ e dos mais necessitados, amém!

Brasília-DF., 15 de agosto de 2016
       Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário