11.8.16

O PERDÃO. PARÁBOLA DO SERVO CRUEL - MATEUS 18,21-19,1 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória de Santa Clara – Virgem e Fundadora. Clara – Itália, 1193-1253 - foi a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de Francisco de Assis. Fundou com ele a segunda ordem franciscana, as Clarissas, e soube transformar longos anos de enfermidade em apostolado fecundo. É a padroeira da comunicação televisiva.
Liturgia

Participamos, graças a Deus, no Santuário de São Francisco de Assis, da santa missa diária e nestes 3 dias foi celebrado o Tríduo de Santa Clara... A estampa de Santa Clara, assemelha-se a de São Francisco na postura e expressão de seus gestos... Contemplando-a, senti a misericórdia de Nosso Deus e Pai que concedeu aos franciscanos um Pai e uma Mãe, Família de Deus, para conduzir os filhos e filhas do Senhor na vida consagrada!

A devoção e o amor dos franciscanos à simplicidade, ao acolhimento, fascina e cativa o mundo inteiro e verdadeiramente a Família Franciscana exercita e vive o amor, a compaixão, a misericórdia, o perdão, que Jesus quer que todos nós também exercitemos como nos recomenda no Evangelho de hoje, narrado por Mateus:

                                                          




'Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.

Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.

O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’.Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’

O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão. ’ Mateus 18,21-19,1.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, sabemos que o amor cobre todas as ofensas – Pr 10,12, ajuda-nos Senhor para que assim procedamos com o irmão porque o vosso amor traz liberdade e perdão, tanto para quem perdoamos, como para nós mesmos! Pai, que este amor seja derramado sobre nós para que a vossa misericórdia se sobreponha sobre nosso julgamento em relação aos irmãos, para que tenhamos a vossa paz e assim caminhemos felizes, porque sabemos que esta é a vossa vontade para nós, amém!

Pai Amado, em Cristo Jesus, somos feitos a vossa imagem e semelhança, ajuda-nos Pai, na graça e na força de vosso Espírito Santo para que vejamos em cada face do irmão a vossa face e que nós Senhor, em Cristo, sejamos sempre o reflexo da vossa face... Jesus, inunda o nosso coração com o vosso amor misericordioso... Tenha misericórdia de nós e enche-nos da vossa misericórdia para que ao concedermos o perdão, saibamos pedi-lo também ... Senhor, ‘nós queremos amar, nós queremos ser como o Senhor quer’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, doçura incomparável do amor de Deus, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos dóceis para que como Santa Clara, sejamos fecundados do amor de Deus e irradiemos este amor misericordioso aonde quer que nós estejamos, amém!


Santa Clara, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!


Brasília-DF., 11 de agosto de 2016
        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário