6.8.16

TRANSFIGURAÇÃO - LUCAS 9,28-36 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Festa da Transfiguração do Senhor. Na transfiguração, Jesus é proclamado Filho querido e amado de Deus. Celebrada 40 dias antes da Exaltação da Cruz, a festa de hoje manifesta o esplendor da vida divina presente em Jesus, como antecipação de sua glória e profecia de seu êxodo para o Pai.
Liturgia

Quando estamos vivendo tempos difíceis com poucas expectativas, buscamos o Pai em oração, nos abrimos com os amigos, e quando algo bom acontece queremos comunicar-lhes imediatamente para que juntos alegremo-nos e vivamos momentos de tranquilidade e de júbilo...

Jesus foi contando aos seus discípulos tudo o que ele deveria sofrer e para amenizar, tranquilizar, dar-lhes esperança e a segurança de que ele não estava só, vai orar com Pedro, Tiago e João e a graça acontece para estes de verem o poder de Deus atuando em Jesus, com a presença de Moisés e Elias, amigos do Pai - que viveram a presença cuidadora de Deus em suas vidas e - conversam com Jesus... Os três amigos, além de verem, também ouviram a voz do Pai, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.

                                                                           




Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele.

E quando estes homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.

Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”

Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.' Lucas 9,28-36.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Por um instante, Jesus mostra sua glória divina, confirmando assim a confissão de Pedro. Mostra também que, para “entrar na sua glória” – Lc 24,26, deve passar pela Cruz em Jerusalém. Moisés e Elias haviam visto a glória de Deus sobre a Montanha; a Lei e os profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias – Lc 24,27. A Paixão de Jesus é sem dúvida a vontade do Pai: o Filho age como servo de Deus – Is 42,1. A nuvem indica a presença do Espírito Santo: "A trindade inteira apareceu: o Pai, na voz; o Filho no homem, o Espírito na nuvem clara” – Sto. Tomás de Aquino. CIC 555.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor nas nossas dificuldades em tempos difíceis, buscando-vos em oração, onde podemos derramar a nossa alma, contar as nossas angústias e aflições... Como Simão de Cirene ajudou o Senhor a carregar a cruz - Lc 23,26,  quando passo por sofrimentos e angústias, olho para o Senhor Crucificado e sou confortada, porque nenhum sofrimento que passamos é maior do qual o Senhor passou, e a vossa Transfiguração nos mostra o que poderemos ser, pois, “Quando o Senhor aparecer, seremos semelhantes ao Senhor, porque vos veremos como o Senhor é” – 1Jo 3,2.

Deus de amor e de bondade, de misericórdia infinita, deste a Daniel uma visão do Altíssimo – 7,9-10.13-14; e Jesus, na Transfiguração, na presença de seus amigos, vive o vosso esplendor, refulgindo vossa luz pura, eterna, vista e testemunhada por Pedro, Tiago e João! Pai, inunda-nos com a vossa luz para que possamos refulgir aos nossos irmãos e aonde quer que nós estejamos, 'até o dia da nossa ressurreição'!  Graças Pai, glórias e louvores a vós Senhor!

Jesus amado, Jesus querido é muito bom sentirmos a vossa presença no meio de nós: queremos estar em comunhão convosco através da vossa Palavra e da Sagrada Eucaristia, hoje e sempre, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por ‘todos os que sofrem, para que tenham uma vida plena de sentido e de esperança’. Amém!

Brasília-DF., 06 de agosto de 2016
        Ana Miranda Bessa

Um comentário: