24.8.16

VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL - JOÃO 1,45-51 : SÃO BARTOLOMEU - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a Festa de São Bartolomeu, Apóstolo. Bartolomeu – Palestina, século 1º, chamado Natanael, é apresentado ao Senhor por Filipe. Israelita sem falsidade, vence o preconceito contra Jesus e faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da Índia e da Armênia, onde encontrou o martírio. Liturgia

Como pais, um a um vamos conhecendo os nossos filhos porque os geramos, os criamos, convivemos com eles e a cada dia vamos descobrindo as suas peculiaridades, o jeito de ser de cada um, e, muito mais e mais, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus, nos conhece, sabe tudo de nós e nos olha com carinho...

Somos indivíduos e somos o que somos pela graça de Deus – 1Cor 15,10, que nos concede a liberdade de escolhermos o caminho que queremos trilhar, apoiando-nos uns aos outros pela consanguinidade ou amizade como Filipe e Natanael no Evangelho de hoje, narrado por João:

'Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
                                                      


Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa? ” Filipe respondeu: “Vem ver! ” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás! ” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.' João 1,45-51.

A desconfiança, aliada ao preconceito de Natanael, são características humanas já desde aquele tempo e atualmente, também ... O testemunho sincero da pessoa amiga, nos dá serenidade e a certeza de que podemos confiar naquele que nos é apresentado... Filipe já conhecia e convivia com Jesus como ‘discípulo que permaneceu na sua palavra e conhecendo a verdade que liberta – Jo 8,31, quis estende-la ao amigo, dizendo-lhe “Vem ver! ”, e assim aconteceu!

Jesus recebeu tudo do Pai, e como Filho, conhece o Pai porque está em relação íntima com Ele e o revela, a quem quiser – Mt 11,27, como fê-lo a Natanael: ‘vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem’ – Jo 1,51! Graças Senhor por esta verdade que o Senhor nos deixou e assim buscamos ver e viver em toda consagração na oração eucarística que o Sacerdote faz em vossa memória – Lc 22,19-20!

Jesus Cristo, Senhor nosso, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor por vossa imensa glória e pela vossa presença em nossas vidas porque o Senhor está conosco e se deixa encontrar – Is. 55,6, ajuda-nos Senhor para que anunciemos o vosso reino glorioso - Sl 145, fazendo a vossa vontade pois queremos estar sempre convosco, todos os dias das nossas vidas, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, amém!

E, com toda a Igreja, Jesus de Nazaré ‘... vos louvamos, Senhor:
- Pela Igreja, edificada sobre os apóstolos, com a qual formamos um só corpo.
- Pela mesa da Eucaristia, legada pelos apóstolos, na qual nos alimentamos.
- Pela mesa da Palavra, preparada pelos apóstolos, da qual recebemos luz e alegria.
- Louvor a vós, anunciado pelos apóstolos, porque nos chamais a fazer experiência de vida convosco.
- Louvor a vós, fundamento da nova Jerusalém, na qual um dia, por vossa graça, viveremos para sempre’. Amém! Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que anunciemos Jesus aos irmãos, em palavras, gestos e ações, aonde quer que nós estejamos, amém!

São Bartolomeu, rogai a Deus por nós e por todos aqueles que ainda não aceitam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, amém!

         Brasília-DF., 24 de agosto de 2016
                   Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário