4.8.16

PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO - MATEUS 16,13-23 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney – Presbítero e Confessor. João – França, 1786-1859 foi por 40 anos pároco da pequena cidade de Ars. Durante seu ministério, atraiu multidões, que acorriam a ele para se confessar ou se aconselhar. É o padroeiro dos párocos e presbíteros.
Liturgia

Quando nossos filhos atingem a idade para adentraram à escola, nós pais fazemos uma pesquisa com nossos familiares, amigos, colegas, e etc., sobre as escolas de seus filhos e nos servimos da experiência daqueles para então matricularmos os nossos filhos...

Jesus escolheu Doze e destes, três eram especiais – Pedro, Tiago e João, onde a empatia devia ser mais acentuada, tal qual nós somos com os nossos irmãos de comunidade: gostamos mais de um ou de outro e como em um parâmetro de similaridades, podemos ter mais afinidades pela experiência do dia a dia com este ou aquele...

A pergunta que Jesus fez aos seus discípulos foi o teste para que todos tivessem a oportunidade de revelar-se similar em afinidades a ele Jesus, e a graça de Deus se manifestou na pessoa de Pedro, confirmada por Jesus e acolhida pelos demais, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? ” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
                                              



Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou? ” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.

Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça! ” Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens! ”' Mateus 16,13-23.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus” – Mt 16,19. O “poder das chaves” designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, “o Bom Pastor” – Jo 10,11, confirmou este encargo depois da sua Ressurreição: “Apascenta as minhas ovelhas” – Jo 21,15-17. O poder de “ligar e desligar” significa a autoridade para absolver os pecados, pronunciar juízos doutrinais e tomar decisões disciplinares na Igreja. Jesus confiou esta autoridade à Igreja pelo ministério dos apóstolos – Mt 18,18 e particularmente de Pedro, o único ao qual confiou explicitamente as chaves do Reino. ’ CIC 553.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, o Senhor preparou tudo para conhecermos, acolhermos e vivermos a experiência feliz de estar com Jesus! Jesus instituiu e instruiu Apóstolos do seu coração para conduzir-nos segundo a vossa palavra e a vossa vontade, graças Senhor! Graças Senhor, pelos Sacerdotes que assim procedem...

Pai Amado, Deus de amor e de bondade, ajuda-nos para que estejamos sempre atentos, vigilantes e reconhecermos Jesus em todos os momentos e circunstâncias de nossas vidas como o Messias, o Filho do Deus vivo, que sois vós, ó Pai, e assim ‘unidos a ele pela Santa Eucaristia, alimentando-nos com seu Corpo e Sangue’, Fortaleza nossa, na caminhada rumo ao Reino dos Céus! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus e ajuda-nos Mãe, a sermos dóceis e obedientes à palavra e a vontade do Senhor!

São João Maria Vianney, rogai a Deus por nós e pelos Párocos e Presbíteros da Igreja do Senhor!

Brasília-DF., 04 de agosto de 2016
           Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário